top of page

Nutricionistas de Colombo levam experiências de sucesso ao III Fórum Nacional de Nutrição na Assistência Social

  • admjornale
  • há 6 minutos
  • 2 min de leitura

04/12/2025


Município se destaca entre representantes de todo o Brasil com ações que fortalecem a segurança alimentar e o direito humano à alimentação adequada


As nutricionistas da Secretaria de Assistência Social participaram do III Fórum Nacional de Nutricionistas na Assistência Social, um dos mais importantes encontros da área no país, realizado entre os dias 25 e 27 de novembro, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife (PE).

O evento reuniu representantes de todas as regiões brasileiras para debater estratégias, trocar experiências e fortalecer políticas públicas que garantem o direito humano à alimentação adequada, pilar essencial da proteção social no Brasil.


A iniciativa foi promovida pelo coletivo de nutricionistas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com apoio do Conselho Federal de Nutrição, Conselhos Regionais, da Prefeitura do Recife, do Governo de Pernambuco e da Associação Brasileira de Nutricionistas.


Prefeitura de Colombo como referência nacional


Representando o município, as nutricionistas Bianca Aquino e Simone Salomão Jezzini tiveram dois trabalhos aprovados para apresentação em formato de painel, levando ao cenário nacional experiências desenvolvidas em Colombo que já transformam a realidade de muitas famílias.


Um dos projetos apresentados foi “Receita Nutritiva nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)”, que tem como objetivo promover educação alimentar e nutricional por meio da transformação de receitas tradicionais em versões mais nutritivas, simples, acessíveis e saudáveis. A ação incentiva melhores hábitos alimentares, amplia a convivência entre as pessoas e garante a oferta adequada de nutrientes.


O segundo trabalho apresentado foi:“Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional no Centro POP”, que evidencia a alimentação como prioridade no atendimento à população em situação de vulnerabilidade.


As refeições são preparadas diariamente no próprio Centro POP, além da oferta de voucher para acesso ao Restaurante Popular de Colombo, garantindo refeições nutritivas, balanceadas e acessíveis. A ação se consolida como um marco de inclusão social e combate à insegurança alimentar no município.


Troca de experiências e fortalecimento das políticas públicas

O Fórum teve como principal propósito discutir estratégias, debater políticas públicas e compartilhar práticas que se consolidam no cotidiano do SUAS como fundamentais para a proteção social, articulação territorial e garantia de direitos.


Em sua terceira edição, o evento reafirmou a importância do trabalho dos nutricionistas dentro da Assistência Social, dando visibilidade às ações que, diariamente, fortalecem a segurança alimentar e nutricional em todo o Brasil.


Assista às ações desenvolvidas em Colombo


Confira os vídeos dos projetos apresentados:

Receita Nutritiva nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).https://drive.google.com/file/d/1GelCikmBeUmXB5D-KEfSMESL_90hSJLC/view?usp=drivesdk


Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional – no Centro POP.https://drive.google.com/file/d/1c737IerU8KGrJ7Lex6vBe4hQhBYkeiOd/view?usp=drivesdk

 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page