top of page

Nova iluminação destaca os monumentos da Praça 19 de Dezembro

24/07/2021


Painel de Poty Lazzarotton e esculturas de Stenzel terão luz cênica



Os monumentos históricos da Praça 19 de Dezembro - o painel com desenhos do artista curitibano Poty Lazzarotto, as obras em granito do marco do centenário de emancipação do Paraná e as estátuas do homem e da mulher nus - ganharam um novo destaque nas noites curitibanas. A praça, que fica no Centro de Curitiba, recebeu uma nova iluminação cênica, com luminárias de led mais modernas, eficazes e econômicas.


As obras foram feitas pelo Departamento de Iluminação Pública, da Secretaria Municipal de Obras Públicas. Os trabalhos começaram no início do mês de julho e foram concluídos nesta quinta-feira (22/7).


O prefeito Rafael Greca enalteceu o novo sistema de iluminação da praça. “A Praça 19 de Dezembro, monumento estadual de 1953 - Centenário do Paraná - ganhou hoje nova iluminação em led eficiente. Luz sustentável, sem desperdício de energia, energeticamente correta”, afirmou o prefeito pelas redes sociais.


Foram instalados 70 projetores de piso para iluminação do painel com os azulejos com desenho de Poty Lazzarotto, as obras em granito do marco do centenário de emancipação do Paraná, e das estátuas do Homem e Mulher Nua, e no entorno do espelho d’água da praça.


Também foram substituídas as luminárias decorativas de lâmpada 150W por luminárias de led 60W.


De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, a nova iluminação em led gera maior eficiência de luminosidade e menor gasto de energia. “São luminárias mais modernas, que garantem melhor conforto visual e destacam os monumentos históricos da praça”, disse Rodrigues.


As luminárias de led reduzem em mais de 50% o consumo de energia e têm uma vida útil maior, podendo atingir a durabilidade de 50 mil horas ou até 6 anos.


Praça 19 de Dezembro

A Praça 19 de Dezembro é marco do centenário de emancipação do Paraná e abriga um conjunto de monumentos formado por obras de importantes artistas paranaenses. Nela estão o painel de granito executado em relevo por Erbo Stenzel e Humberto Cozzo, que representa os ciclos econômicos do Estado; o painel com desenhos de Poty Lazzarotto em azulejos coloridos; o obelisco de concreto armado com o símbolo do Estado; e as estátuas do Homem Nu, que homenageia o trabalhador paranaense, e da Justiça (Mulher Nua), feitas também por Stenzel e Cozzo.

Últimas Notícias

bottom of page