top of page

Invest Paraná é premiada na capital dos Emirados Árabes Unidos

  • admjornale
  • há 2 horas
  • 3 min de leitura

23/08/2025


ree

A Invest Paraná, agência de promoção e atração de investimentos do Governo do Estado, foi premiada em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, como a melhor agência de investimentos da América Latina. O reconhecimento ocorreu durante o AIM Congress 2025, o maior evento de investimentos do Oriente Médio.


O AIM Investment Awards tem como objetivo homenagear organizações que são fundamentais para impulsionar o crescimento econômico global por meio de investimentos. O prêmio avaliza o trabalho da agência, que é considerada a porta de entrada para investidores que desejam fazer negócios no Estado.


Nos últimos seis anos e meio, já foram atraídos mais de R$ 300 bilhões em novos investimentos na área industrial. Além disso, o Paraná foi apontado pelo Banco Central como a Unidade da Federação que teve o maior crescimento econômico no país – vive, inclusive, desempenho histórico na abertura de empregos com carteira assinada.


“A premiação traz um reconhecimento para o trabalho da Invest Paraná, que tem feito ao longo desses anos uma busca ativa por investimentos estrangeiros diretos. E isso vem de encontro ao trabalho, à estratégia e ao direcionamento do governador Ratinho Júnior, de termos um bom ambiente político, segurança jurídica e econômica, geração de emprego e desenvolvimento econômico para o Estado do Paraná”, resumiu o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco.


Ao lado da representante paranaense, o outro finalista do Latin America Investment Awards foi o Estado do México. A justificativa para essas escolhas foi dada pelos organizadores ao anunciarem os resultados. De acordo com eles, as duas regiões foram selecionadas “por seu compromisso excepcional com a promoção do desenvolvimento sustentável, a preparação para investimentos e políticas econômicas progressistas”.


O evento no Oriente Médio, de apelo global, incluiu em sua programação o Regional Focus Forum: Ibero-América, destinado a voltar a atenção para os países ibero-americanos. Sua objetivo foi reafirmar a crescente importância da região como parceira estratégica no cenário econômico global.


Uma das missões mais importantes da Invest Paraná é atuar como uma ponte entre o governo e a iniciativa privada. Funciona como uma parceria de empresas e investidores em geral, nacionais e estrangeiros, que tenham interesse em entrar no mercado local, oferecendo uma gama abrangente de serviços e recursos que possam garantir o sucesso desses empreendimentos.

Somente em 2024, foram abertas mais de 300 mil novas empresas no Estado, com destaque nos investimentos para o setor agroindustrial, especialmente voltados à soja. Segmentos ligados ao automotivo, bem como matérias-primas e equipamentos para essas indústrias, e o de eletrodomésticos também têm mostrado bom desempenho.


Cabe à agência ainda levantar e fornecer informações detalhadas sobre o ambiente de negócios, identificando oportunidades de investimento e os locais ideais para instalação dos diversos tipos de empresas no Estado.

Outro papel de destaque é o de promoção da abertura de mercados e apoio às exportações. A Invest Paraná frequentemente organiza e participa de missões comerciais internacionais com potenciais investidores e parceiros comerciais. Atuação ampla que chamou a atenção do outro lado do mundo, no congresso de Abu Dhabi.


A atuação eficiente da agência ganha destaque também pelo programa Paraná Competitivo, que funciona sob sua coordenação. O programa contempla uma série de medidas, como a prorrogação de prazos para o pagamento do ICMS, incentivos para a melhoria da infraestrutura, comércio exterior, desburocratização e de capacitação profissional. Tem sido um dos grandes impulsionadores de novos investimentos privados – mais de R$ 57,9 bilhões em seis anos.


No geral, o principal objetivo da Invest Paraná é construir um ambiente propício ao crescimento econômico, tendo em mente o desenvolvimento sustentável e proporcionando às empresas uma base necessária para obter sucesso tanto regional quanto internacionalmente.


Foto: Jonhatan Campos/AEN




 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page