No Dia do Marceneiro, indústria reforça: “preparar um estagiário e não contratar é desperdício”
- há 6 minutos
- 2 min de leitura
19/03/2026

No Dia do Marceneiro, celebrado em 19 de março, uma preocupação se repete dentro das indústrias moveleiras: encontrar e manter profissionais qualificados. Em um setor que cresce no Brasil, a escassez de mão de obra já impacta a capacidade de expansão das empresas.
Em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, uma indústria com 30 anos de atuação segue se adaptando a um mercado mais exigente. Com nove colaboradores, André lidera a operação investindo em atualização de processos e na formação de talentos.
“A gente automatizou muitos processos e a meta é continuar avançando”, afirma.
Solução que veio de perto
Depois de buscar profissionais fora da região, a solução surgiu na própria cidade. Por meio do Programa de Estágio do IEL Paraná, ele integrou à equipe uma estudante de Arquitetura e Urbanismo, que hoje contribui para a modernização da empresa.
A estagiária Beatriz já tem perspectiva de efetivação e representa uma estratégia cada vez mais presente na indústria. Formar pessoas alinhadas à realidade do negócio.
Um setor que cresce e enfrenta o mesmo gargalo
A indústria moveleira responde por 1,7 por cento do consumo de bens no país e reúne cerca de 22,3 mil empresas, responsáveis por mais de 282 mil empregos. Em 2024, a produção cresceu 8,6 por cento, impulsionada principalmente pelo mercado interno.
Mesmo com crescimento, o desafio permanece. A dificuldade em atrair e reter talentos.
Conectar talentos ao futuro da indústria
Nesse contexto, o IEL Paraná, braço de empregabilidade do Sistema Fiep, conecta estudantes às demandas reais da indústria e apoia empresas na formação de equipes mais preparadas e produtivas.
Histórias como a de André mostram que a continuidade do setor passa, cada vez mais, pelas pessoas que ajudam a construí-lo.
Serviço
Empresas interessadas em desenvolver talentos podem acessar Contrate com IEL
Foto: Fiep







Comentários