MUV+ promove conscientização e reforça cuidados com a saúde masculina durante a campanha Novembro Azul
- admjornale
- há 1 hora
- 2 min de leitura
06/11/2025

Durante o mês de novembro, o MuV+, programa desenvolvido pela Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) de São José dos Pinhais, realiza ações de conscientização voltadas à saúde do homem em diferentes regiões do município. As aulas reforçam a importância da prevenção e o diagnóstico precoce de doenças masculinas, principalmente o câncer de próstata. A mobilização faz parte da campanha Novembro Azul, e busca ampliar o acesso à informação, ao cuidado e à prática de hábitos saudáveis.
A iniciativa combina atividade física, música e integração social. As aulas são abertas ao público e acontecerão em diversos pontos da cidade. Segundo o secretário da Semel, Leandro Quevedo, o objetivo é aproximar os homens do cuidado integral com o corpo e a mente.
“O MuV+ é um programa que leva qualidade de vida para a população. Neste mês, durante a campanha nacional Novembro Azul, reforçamos a mensagem da importância da prevenção. Cuidar da saúde é um gesto de responsabilidade e coragem, e queremos incentivar os são-joseenses nessa jornada”, afirma Quevedo
Confira o cronograma das aulas:
06/11 – 19h | Capela Sagrados Corações (Rua João Zarpelon, nº 273-293 — Ouro Fino)
10/11 – 8h e 18h30 | Ginásio Quissisana (Rua Giocondo Dall Stela, nº 631 — Quissisana)
11/11 – 18h30 | Ginásio Riacho Doce (Rua Deputado Ernesto Moro Redeschi esquina com Elza Scherner Moro — Rio Pequeno)
11/11 – 19h | Centro de Esporte e Lazer Ney Braga (Rua Izabel A Redentora, nº 2355 — Centro)
17/11 – 8h | Ginásio Riacho Doce (Rua Deputado Ernesto Moro Redeschi esquina com Elza Scherner Moro — Rio Pequeno)
Novembro Azul
A campanha Novembro Azul é uma mobilização nacional que busca conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o triênio 2023-2025 é de aproximadamente 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano no Brasil. Esta é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma.
O risco aumenta principalmente com a idade, histórico familiar e obesidade. Como o câncer pode não apresentar sintomas em sua fase inicial, o acompanhamento médico é fundamental para detectar precocemente e ampliar as chances de cura. Além disso, hábitos saudáveis, como atividade física regular, alimentação equilibrada e evitar tabaco e álcool, contribuem para reduzir os riscos.
Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais








