16/12/2021
As produções são resultado do projeto Retomada da Imagem do Mupa
A relação com a terra, os laços familiares e a resistência indígena são os temas centrais de uma série de obras produzidas coletivamente pelos artistas indígenas Gustavo Caboco, Denilson Baniwa e convidados.
As produções são resultado do projeto Retomada da Imagem do Museu Paranaense (Mupa), que propõe a revisão de seu próprio acervo a partir de outros olhares.
A abertura da exposição, que é fruto da residência artística realizada no projeto, acontece nesta quinta-feira, dia 16, às 19 horas, com a presença dos artistas.
O Projeto Retomada da Imagem é um dos destaques da Retrospectiva 2021 da revista ZUM, de fotografias contemporâneas, publicada pelo Instituto Moreira Salles. O projeto começou em agosto de 2021 com a aproximação de Baniwa e Caboco do vasto acervo de fotografias do Museu Paranaense que retratam diversas etnias indígenas do Paraná e da América Latina.
Na segunda etapa do projeto, os artistas propuseram um museu-ateliê com a participação de indígenas das etnias que habitam o Paraná. A partir do contato com esse material, das reflexões, conversas e até mesmo de um sonho, foram surgindo formas, cores e conexões que traduzem resistências e afetos.
“A gente percebeu que o material precisaria ser exposto, virar uma exposição, onde pudessem ser colocados todos os nossos pensamentos, questionamentos, entendimentos de produção de imagem em contraste com o próprio acervo fotográfico do museu”, relata Baniwa. O artista e curador amazonense, vencedor do Pipa, maior prêmio de arte contemporânea do Brasil, tem participado de importantes exposições nacionais e internacionais.
“É importante a gente fazer, como diria o Ailton Krenak, essas alianças afetivas onde aquilo que nos afeta pode ser compartilhado e juntos a gente pode pensar uma solução ou uma resposta para alguma pergunta que esteja aberta”, reflete Denilson Baniwa. Ele é considerado um artista antropófago, pois apropria-se de linguagens ocidentais para decolonizá-las em sua obra.
Serviço
Data: de 16 de dezembro de 2021 a 16 de janeiro de 2022
Recepção de abertura com presença dos artistas
Quinta-feira, 16 de dezembro, 19h
Museu Paranaense - Rua Kellers, 285 - Curitiba
Entrada gratuita
Foto: Marco Novak/SECC
Comments