top of page

Museu da Imagem e do Som do Paraná reabre as portas após grande modernização

  • admjornale
  • há 20 minutos
  • 3 min de leitura

27/11/2025


O prédio histórico do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) reabriu suas portas nesta semana após uma transformação que teve início em setembro deste ano. A nova área expográfica do MIS-PR conta agora com salas interativas que possibilitam ao público escutar discos históricos, vídeos e filmes que contam a história do Paraná.


O projeto foi viabilizado pela Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Paraná, por meio do Programa Paraná Competitivo e patrocínio da Volkswagen Brasil, com investimento total de R$ 450 mil. Como resultado, o MIS-PR foi totalmente renovado. A nova estrutura conta com salas expositivas revitalizadas, maior interação com o acervo de áudio e vídeo, sala exclusiva para o setor educativo do museu e a reativação da biblioteca.

A secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, enfatizou que a entrega do edifício modernizado integra um intenso trabalho do Governo do Estado pela preservação patrimônio cultural.


“Fizemos a maior reforma estrutural do Museu Paranaense nos últimos 20 anos, concluída em 2024, o maior investimento da história do Centro Cultural Teatro Guaíra, com R$ 50 milhões anunciados pelo governador em 2024, a retomada das obras da sede do MAC Paraná, em acordo assinado pelo Estado em novembro deste ano, e agora, a conclusão da inédita modernização do MIS Paraná”, pontuou. “Este é um capítulo muito importante sendo escrito em prol da preservação do nosso patrimônio cultural e no MIS, a realidade superou o projeto”.


Durante o evento de reabertura da instituição, Mirele Camargo, diretora do espaço, reforçou que a atualização é um presente para a comunidade. “É um momento de muita felicidade. O MIS-PR possui mais de 3 milhões de itens em acervo que contam a história e guardam a memória de nosso Estado. Com essa renovação esperamos que cada vez mais pessoas frequentem o espaço, que é um museu vivo, feito para lembrar, descobrir e expandir”, completou.


A parceria com a Volkswagen do Brasil foi possível por meio do programa Paraná Competitivo, que tem como principal objetivo tornar o estado mais atrativo para novos empreendimentos que gerem emprego, renda e desenvolvimento sustentável.


Maria Helena Zucchi Calado, supervisora executiva de Sustentabilidade da empresa, reforçou a importância dos investimentos no setor cultural. “Quando a gente investe em cultura, a gente investe em pessoas, em história, em repertório. Estamos emocionados com a concretização do projeto que nos foi apresentado há um ano atrás, e hoje vemos que superou as expectativas”, disse.


FÓRUM NACIONAL – A reabertura também marcou o início do III Fórum Brasileiro dos Museus da Imagem e do Som. Até o dia 29 de novembro, o MIS-PR será sede deste evento que reúne representantes de Museus da Imagem e do Som de todo o Brasil durante o III Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, convergindo trocas entre instituições. O Fórum terá mesas temáticas, oficinas formativas, visitas técnicas e encontros de trabalho.


O Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, também chamado “MIS em REDE”, foi elaborado como um espaço de articulação permanente entre instituições museológicas brasileiras dedicadas à preservação, pesquisa e difusão das expressões audiovisuais, sonoras e imagéticas.


O evento acontece desde 2023 e busca oportunizar uma rede colaborativa e horizontal. Com edições prévias em São Paulo (MIS-SP) e Ceará (MIS-CE), o Fórum fomenta o intercâmbio entre Museus da Imagem e do Som, centros de documentação e arquivos especializados, além de pesquisadores e profissionais da área.


MIS-PR – Criado em 6 de fevereiro de 1969, é o segundo Museu da Imagem e do Som mais antigo do País. Passando por diversos prédios ao longo dos anos, desde 1989 a sede do MIS-PR se encontra no Palácio da Liberdade (Rua Barão do Rio Branco, 395) no Centro de Curitiba. Construído entre 1870 e 1880 pelo engenheiro italiano Ernesto Guaita, é patrimônio histórico e cultural tombado pelo estado desde 20 de junho de 1977.


Adquirido pela Fazenda Nacional pouco depois de sua criação, o imóvel foi destinado a ser a primeira sede oficial do Governo do Estado do Paraná e servir de residência ao seu governador. A partir de então, ficou conhecido como Palácio da Liberdade. O prédio já foi sede para a Secretaria de Obras Públicas, a Secretaria do Interior e Justiça, a Coordenação do Sistema Penitenciário (COSIPE) e, desde 1989, para o Museu da Imagem e do Som do Paraná.


Em seus 56 anos de existência, o MIS reúne mais de 3 milhões de itens em acervo, ligados ao audiovisual, fotografia e coleção sonora. Em sua agenda diária estão exposições, atividades educativas, mostras de cinema e diversas visitas guiadas.


Serviço:

Museu da Imagem e do Som do Paraná

Horário de funcionamento:

Terça a sexta-feira: das 10h às 19h

Sábados e domingos: das 10h às 18h

Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 395 - Centro

 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page