Muralha Digital de São José dos Pinhais é finalista no Smart City Expo LATAM, no México
- admjornale
- há 18 horas
- 2 min de leitura
12/05/2025

A Muralha Digital, sistema de monitoramento inteligente implantado em São José dos Pinhais, conquistou reconhecimento internacional ao ser indicada como finalista na categoria Transformação Digital da 10ª edição do Congresso Smart City Expo LATAM. O evento, que é referência na promoção de soluções inovadoras, tecnológicas e sustentáveis para cidades latino-americanas, será realizado na cidade de Puebla, no México, entre os dias 10 e 12 de junho.
Fruto de uma construção coletiva entre a Secretaria Municipal de Inovação, Modernização e Transformação Digital (Simot) e a Secretaria Municipal de Segurança (Semuseg), a Muralha Digital representa o compromisso de São José dos Pinhais com a inovação e com o uso inteligente da tecnologia a serviço das pessoas.
Na categoria em que concorre, a Muralha Digital disputa com duas outras iniciativas latino-americanas: uma da Alcaldía de Santiago de Cali, na Colômbia, e outra da cidade de Portoviejo, no Equador.
Muralha Digital
Desde sua implantação, em agosto de 2023, a Muralha Digital tem sido uma ferramenta estratégica no combate à criminalidade e na promoção da segurança. Com câmeras modernas integradas à central de monitoramento da Guarda Municipal, o sistema permite identificar situações de furto, roubo, descarte irregular de lixo e até maus-tratos a animais.
Atualmente na terceira fase de desenvolvimento, a iniciativa passou a integrar câmeras particulares de residências e comércios, de forma voluntária, ampliando a capacidade de resposta e monitoramento em tempo real.
Sobre o Congresso Smart City Expo LATAM
Considerado um dos maiores eventos sobre cidades inteligentes da América Latina, o Smart City Expo LATAM reúne lideranças políticas, pesquisadores e empreendedores com o objetivo de impulsionar soluções inovadoras para os desafios urbanos da região.
Em sua 10ª edição, o evento reafirma a proposta de promover ações colaborativas para construir sociedades mais sustentáveis, tecnológicas e inclusivas.
Foto: Divulgação / Prefeitura de São José dos Pinhais