top of page

MUPA mergulha em histórias das culturas afro-paranaenses em nova mostra

  • admjornale
  • 12 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

12/11/2022


Mostra abre nesta quinta-feira, dia 17, às 19 horas



Que histórias sobre as populações afro-brasileiras é possível contar a partir do acervo centenário do Museu Paranaense? Desde o início de 2022, um grupo de cinco pesquisadores – entre professores, curadores, acadêmicos e artistas – esteve mergulhado nessa questão para compor um extenso projeto de curadoria compartilhada. O resultado foi uma nova mostra de longa duração que já tem data para abrir. A inauguração será na próxima quinta-feira (17).


Chamada de "Ante ecos e ocos", a exposição apresenta a cultura afro-brasileira por meio de um recorte mais local, abrangendo as heranças africanas no Paraná, a partir de materiais que integram o acervo do museu.


A iniciativa é mais uma das estratégias de abertura do Museu Paranaense para as comunidades representadas, ou pouco representadas em seu acervo, buscando promover a participação, a presença e, com isso, a ampliação do diálogo para a construção de uma memória coletiva acerca de histórias salvaguardadas pela instituição.


Seis núcleos principais desenham a narrativa dessa mostra que aborda o quilombo, o carnaval, a religiosidade, a congada, o período do pós-abolição e a capoeira.


São eixos formados por vídeos, fotografias, cartas e outros materiais da história afro-paranaense que estão sob a guarda do museu, mas que tiveram seus hiatos, ausências e carências preenchidos por meio de uma busca ativa da equipe de pesquisa por conteúdos complementares aos já existentes.


Para isso, foram feitas novas aquisições de esculturas, pinturas, bandeiras e até instrumentos musicais, todos relacionados à cultura negra e suas expressões.


Serviço:


"Ante ecos e ocos", nova mostra de longa duração do Museu Paranaense


Abertura: quinta-feira, 17 de novembro, às 19h

Apresentação de Leo Fé e Batucada Reza, com a participação especial de Nelson Fernandes (Pelé), na roda “O samba que nasceu na vila”

Entrada gratuita

MUPA (Rua Kellers, 289 - São Francisco - Curitiba)


Foto: SECC

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page