top of page

Municípios do litoral sul de São Paulo recebem oficinas da Grande Reserva Mata Atlântica

23/03/2022


Eventos reuniram membros que participam da iniciativa para discutir sobre oportunidades de atrativos, atividades e serviços relacionados à promoção do ecoturismo em São Paulo



Dias 15, 16 e 17 de março, a equipe da Grande Reserva Mata Atlântica promoveu nos municípios paulistas de Cananeia, Ilha Comprida e Peruíbe oficinas para discutir com a sociedade civil, empresários e o poder público oportunidades de atrativos, atividades e serviços relacionados à promoção do turismo na região do Lagamar. Além de representantes destes municípios, também estiveram presentes membros de Pariquera-Açú, Iguape, Pedro de Toledo, Itariri e Itanhaém.

Os encontros reuniram membros da chamada Rede de Portais da Grande Reserva Mata Atlântica – o grupo que apoia a iniciativa e é composto por instituições públicas, empresas privadas, organizações da sociedade civil e indivíduos que atuam para divulgar e promover o desenvolvimento sustentável na região da Grande Reserva.

“O grupo de trabalho do Portal Lagamar uniu diversos atores que acreditam no potencial turístico da região para ser um dos maiores destinos de natureza do mundo. Estamos comprometidos em criar um material que seja belíssimo e representativo para todos os moradores do Lagamar”, disse Ricardo Borges, um dos coordenadores da Grande Reserva Mata Atlântica. O Portal Lagamar, localizado no Setor Vale do Ribeira, se estende pela costa paulista do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, na divisa com o Paraná, até o Mosaico de Unidades de Conservação de Juréia-Itatins. Uma região que concentra toda a exuberância da Grande Reserva, nos aspectos históricos, culturais ou naturais.

"Integrar a rede da Grande Reserva Mata Atlântica, representa unir forças pelo desenvolvimento turístico sustentável, respeitando a proteção necessária do território natural que ocupamos" comentou a Diretora de Turismo e Lazer de Cananéia, Evelise Moaes. Cananeia foi a primeira cidade de São Paulo a receber a oficina, no dia 15 de março, no auditório do Instituto de Pesquisas Cananéia (IPEC).

Em Ilha Comprida no dia 16, o encontro reuniu lideranças do município e também da vizinha Iguape. O evento precedeu também o lançamento do Plano Regional de Turismo do Lagamar, um documento produzido pela Região Turística com apoio do SENAC-SP e CODIVAR (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul). Já no dia 17, o evento foi sediado pela Prefeitura de Peruíbe e ocorreu na câmara Municipal, contando com grande público e encerrando a rodada de oficinas na região.

As oficinas são parte das ações realizadas pela equipe de comunicação e articulação da Grande Reserva Mata Atlântica que visa integrar toda essa região de 2,2 milhões de hectares em 57 municípios nos estados de São Paulo Paraná e Santa Catarina como um grande destino de natureza de relevância internacional.


Sobre a Grande Reserva Mata Atlântica

A iniciativa Grande Reserva Mata Atlântica abrange um contínuo de dois milhões de hectares de Mata Atlântica ainda conservados entre os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Incorpora o conceito de “Produção de Natureza” como estratégia, na qual a manutenção de grandes áreas naturais bem conservadas e a presença de espécies emblemáticas, cultura regional e paisagens únicas, são os vetores para ações de desenvolvimento regional, com a geração de empregos e renda a partir de atividades de turismo de natureza aliado ao turismo cultural e histórico. A SPVS é uma das apoiadoras da iniciativa, que já tem três anos de existência, tendo iniciado as atividades em agosto de 2018.


Últimas Notícias

bottom of page