MTur e Abear discutem projetos para a retomada do turismo

25/11/2020


Iniciativa tem como foco inicial os 78 aeroportos instalados nas 30 rotas prioritária do Investe Turismo


Foto: Divulgação

Representantes da Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo e da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) estiveram reunidos na última semana para debater uma agenda propositiva para 2021 com foco em ações que estimulem as viagens pelo Brasil neste momento de retomada do turismo.


Durante o encontro, técnicos da Coordenação-Geral de Mobilidade e Conectividade Turística (CGMOG) apresentaram as propostas de iniciativas para o setor aéreo. Entre elas, o diagnóstico para os 78 aeroportos existentes nas 30 rotas turísticas estratégicas que compõe o programa Investe Turismo, bem como o interesse no fortalecimento da aviação regional.


A pauta também abordou projetos da Pasta para facilitar o acesso a destinos turísticos no interior dos estados por meio de ações para incentivar a conectividade entre diferentes meios de transporte, especialmente os Terminais Rodoviários Integrados. Uma das tendências identificadas para o turismo pós-covid é o fortalecimento do turismo rodoviário.


O coordenador-geral de Mobilidade e Conectividade Turística, Higor Guerra, ressaltou a importância da parceria com a Abear. “O Ministério do Turismo tem papel importante no planejamento do setor aéreo brasileiro, auxiliando a Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura na atualização do Plano Aeroviário Nacional (PAN) e na proposição de melhorias regulatórias que possam atrair investimentos e conferir segurança jurídica ao setor. Neste sentido, a ABEAR, como representantes do setor empresarial, contribui para a identificação dos gargalos a serem solucionados”, avaliou.


A expectativa é que seja realizada, ainda neste ano, uma oficina de trabalho entre a CGMob e a Abear para mobilização dos parceiros, bem como definição de projetos e estratégia de implementação a partir das informações colhidas. Os resultados deverão ser apresentados na próxima reunião do Fórum de Mobilidade e Conectividade Turística marcada para fevereiro de 2021.


Fonte: MTur

Últimas Notícias