Morre o ex-deputado e ex-ministro Euclides Scalco
- JORNALE
- 16 de mar. de 2021
- 1 min de leitura
16/03/2021
Ele tinha 88 anos e foi mais uma vítima da Covid-19

O ex-ministro e ex-deputado federal Euclides Scalco morreu na madrugada desta terça-feira (16), no Valencis Hóspice, em Curitiba. Ele tinha 88 anos e foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) consequência da Covid-19.
Internado desde segunda (15), o ex-ministro estava sendo assistido pela equipe de cuidados paliativos, tendo em vista a fragilidade de seu quadro clínico. De acordo com a família, não haverá velório e Scalco será cremado ainda nesta terça.
Em sua última aparição pública, Scalco recebeu o título de cidadão honorário do Paraná, em dezembro de 2019, durante solenidade na prefeitura de Curitiba. A homenagem havia sido proposta pelo então deputado Rafael Greca, em 1991, mas nunca tinha sido entregue. Vinte e oito anos depois, por solicitação do deputado Michele Caputo, a honraria finalmente foi concedida, reconhecendo a relevância de Scalco para o desenvolvimento do Paraná nas últimas décadas.
Sua biografia está descrita no livro “Euclides Scalco. O homem, seu tempo e sua história” recém publicado pelo escritor Marcos Antonio Bastiani – sobrinho e afilhado de Scalco. A obra traz depoimentos de amigos e lideranças políticas de destaque no país, além de memórias e episódios familiares e relatos de sua jornada política.
Euclides Girolamo Scalco era natural de Nova Prata, município do Rio Grande do Sul. Formado em Farmácia ele era filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Era casado com Terezinha Marcolin Scalco, com quem teve quatro filhos.
Comentarios