Morre ex-vereadora Dona Lourdes, aos 93 anos

01/04/2021


Ela sofreu um AVC e estava internada desde terça-feira



Morre a ex-vereadora Dona Lourdes, aos 93 anos. Ela estava internada para tratamento de um AVC, sofrido na manhã da última terça-feira (30). A morte foi na madrugada desta quinta-feira, 1º de abril. O velório foi no Cemitério São Francisco de Paula e o sepultamento no Cemitério Parque Iguaçu.


Durante 16 anos, de 2005 a 2020, fizesse chuva ou raiasse o sol, os vereadores da capital do Paraná sabiam de coração que a primeira parlamentar a se apresentar para o trabalho, nas manhãs de sessões plenárias na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), seria Maria de Lourdes Beserra de Souza. E bastava a presença dela, da Dona Lourdes, como todos a conheciam, para insuflar nos colegas o respeito à liturgia do cargo. “Ser mulher, idosa e parlamentar é uma honra”, dizia.


Dona Lourdes não faltava, não se atrasava e fazia questão de votar nos projetos e se erguer da cadeira, ainda que com dificuldade, na apreciação dos requerimentos dos colegas vereadores. Com ela em plenário, ninguém tinha desculpa para se distrair, pois a parlamentar, ainda que falasse pouco na tribuna, exercia sua liderança pelo exemplo. No fim de 2020, após sobreviver ao primeiro ano da pandemia do novo coronavírus, foi homenageada pela Câmara Municipal de Curitiba, quando se despediu do Legislativo.

Últimas Notícias