Moradores podem consultar o Plano Municipal de Arborização Urbana e sugerir melhorias em pesquisa online
- admjornale
- há 2 horas
- 2 min de leitura
19/12/2025

Os moradores de Curitiba já podem consultar a versão digital do Plano Municipal de Arborização Urbana. O link está disponível na página da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e agora a Prefeitura de Curitiba também disponibilizou uma pesquisa online pelo site Conecta. As sugestões da população podem ser feitas até o fim de fevereiro de 2026.
Segundo o superintendente de Obras e Serviços e diretor interino de Arborização e Produção Vegetal, Jean Brasil, a pesquisa online é para receber novas sugestões e melhorias da população para serem incluídas na versão final do Plano Municipal de Arborização Urbana de Curitiba.
“Também vamos promover audiências públicas com os moradores, até o fim do mês de fevereiro de 2026, para apresentar o plano e fazer os últimos ajustes para a versão definitiva do documento”, explicou Brasil.
As datas e os locais das audiências estão sendo definidos e serão divulgadas tão logo forem confirmadas. A pesquisa online está disponível pelo site Conecta, do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). O login deve ser feito com o registro dos participantes no eCidadão.
Em 2023, a Prefeitura de Curitiba também fez uma pesquisa para começar a coletar as informações dos moradores para a criação coletiva do Plano Municipal de Arborização Urbana.
O que diz o Plano
O Plano apontou que Curitiba tem aproximadamente 318,7 mil árvores adultas na arborização urbana. Destas, 46,38% são de espécies nativas e 53,62% exóticas. Foram identificadas 217 espécies diferentes de árvores.
“O Plano Municipal de Arborização Urbana também mostra que a grande maioria das nossas árvores está com boas condições fitossanitárias, ou seja, estão bem de saúde. Também estamos plantando 40 mil novas árvores nas ruas por ano dentro do nosso programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba”, explicou a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias.
O plano legitima e descreve as ações de gestão, implantação, plantio, manutenção e monitoramento das árvores. Novos plantios e manutenções são fundamentais porque as árvores têm funções importantes para o meio ambiente e para a saúde da população.
A escolha das espécies que são plantadas, especialmente em vias públicas, leva em consideração as características das ruas, como a largura da calçada, existência de fiação elétrica, acesso de veículos, rede de drenagem, água e esgoto, gás, iluminação, semáforos, placas e demais equipamentos urbanos.
Outra preocupação das equipes é com o espaçamento entre as mudas plantadas, que deve ser respeitado, de acordo com o seu tamanho, variando de cinco a 12 metros.
Benefícios das árvores nas cidades
Auxiliam na purificação e umidade do ar, com a redução da poluição.
Ajudam a controlar a temperatura urbana.
Funcionam como barreira para amenizar os ruídos nas vias públicas.
Atuam na manutenção da umidade relativa do ar em nível adequado.
Causam bem-estar psicológico e físico.
Servem de abrigo e de alimentação para a Fauna Silvestre urbana.
Foto: Ricardo Marajó/SECOM (arquivo)









Comentários