Moradores do Cajuru aprendem a preparar salgados em curso gratuito da Prefeitura de Curitiba
- admjornale
- há 11 horas
- 2 min de leitura
07/05/2025

A oportunidade de adquirir conhecimento e utilizá-lo para conquistar uma nova renda atraiu um grupo de pessoas para cinco dias de aulas na Regional Cajuru. Ao longo de uma semana, a turma participa do curso gratuito de preparação de salgados para festa, que vai até sexta-feira (9/5), na Fazenda Urbana do Cajuru.
“Eu tenho a ideia de empreender na área gastronômica, buscar uma alternativa para ganhar dinheiro. Está sendo uma oportunidade interessante e de um nível muito bom”, elogia a participante Letícia Fernandes, 26 anos, auxiliar administrativa.
O curso é oferecido pela Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Fazenda Urbana Cajuru, da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), em parceria com o Senac-PR.
“A ideia é profissionalizar, mesmo em um curso de curta duração. Ensinamos receitas básicas, fáceis de reproduzir, mas que já colocam o aluno em condições de oferecer o serviço ao mercado, vender os produtos”, explica Eunice de Oliveira, instrutora de gastronomia do Senac-PR, professora do curso.
Durante as aulas, os participantes aprendem a preparar massas, modelar e finalizar salgados típicos de festas infantis, respeitando boas práticas de manipulação de alimentos, cálculo de consumo per capita, armazenamento e transporte adequado dos produtos.
“Minha ideia é montar um comércio. Eu já tinha alguma experiência na cozinha, mas não na preparação de salgados. Está sendo muito válido ganhar um conhecimento em um curso gratuito, creio que será bem aproveitado”, comenta Juliano Alves, 39 anos, empresário.
As inscrições para os cursos podem ser feitas pelo portal Aprendere da Prefeitura de Curitiba ou diretamente nas unidades das Escolas de Segurança Alimentar.
Outros cursos da SMSAN
Alimentação e técnicas de plantio Veja mais detalhes
Aproveitamento integral dos alimentosVeja mais detalhes
Chás e especiariasVeja mais detalhes
Compostagem domésticaVeja mais detalhes
Manipuladores de alimentosVeja mais detalhes
As escolas
As Escolas de Segurança Alimentar e Nutricional fazem parte do programa Mesa Solidária, uma iniciativa conjunta da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT). Essas escolas oferecem capacitação profissional ao combinar conhecimento teórico e prático, criando oportunidades de emprego e renda para os participantes.
São cinco unidades: Patrícia Casillo (Jardim Botânico/Centro), Dom Bosco (Campo do Santana), Vila Agrícola (Cajuru) e Casa Culpi (Butiatuvinha) e Fazenda Urbana (Cajuru). Elas contam com o apoio de entidades como o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), bem como outras instituições de ensino, para oferecer cursos e capacitações relacionados à alimentação, abrangendo diversas áreas culinárias.
Escolas de Segurança Alimentar
Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.
Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Casa Culpi
Endereço: Av. Manoel Ribas, 8.450Telefone: (41) 3221-2581
Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Dom Bosco
Endereço: R. Júlio Pereira Sobrinho, 215Telefone: (41) 3350-3871 / 3350-3831
Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Fazenda Urbana Cajuru
Endereço: Av. Pref. Maurício Fruet, 1.900Telefone: (41) 3350-3871 / 3350-3831
Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo
Endereço: Av. Dr. Dário Lopes dos Santos, 822Telefone: (41) 3350-3871 / 3350-3831
Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Vila Agrícola
Endereço: R. Leonardo Novicki, 937Telefone: (41) 3350-3871 / 3350-3831
Foto: José Fernando Ogura/SECOM