Moradores da Regional Cajuru encerram o ano animados com a recuperação do asfalto
- admjornale
- há 34 minutos
- 2 min de leitura
17/12/2025

Mais um quilômetro de asfalto está sendo recuperado na Regional Cajuru, e criando um novo cenário para o fim do ano dos moradores. As ruas contempladas são a Engenheiro Alfredo Geraldo Sica Pinto, Delourdes Loiola de Paula e Francisco Licnerski, no Uberaba, e a Rua Reverenda Pastora Odá de Castro Pessanha, no Cajuru.
Coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), as intervenções integram o Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba), que reúne R$ 6 bilhões em investimentos para modernizar e preparar a cidade para o futuro com ações estruturantes e sustentáveis.
De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, essas obras fazem parte de um planejamento maior, que já garantiu mais de 127 quilômetros de pavimentação em 2025 na cidade e que segue avançando para melhorar a qualidade de vida nos bairros e preparar a cidade para o futuro.
“São obras que asseguram mais um quilômetro de asfalto novo, isso faz uma grande diferença no dia a dia de quem mora e circula pelos bairros da Regional Cajuru. É mais segurança, mais conforto e menos manutenção para os veículos”, diz Jamur.
Cara nova
Moradora da Rua Engenheiro Alfredo Geraldo Sica Pinto, há mais de 20 anos, Creusa Urna da Silva recebeu a obra com animação, e já planeja até pintar sua calçada para combinar com o cuidado do novo asfalto. “Antes eu não dava conta de varrer, passava carro e levantava poeira, mas agora ficou bom, vou até pintar minha calçada. Foi uma benção, todo mundo gostou”, contou Creusa.
Na Rua Francisco Licnerski, a reciclagem está sendo complementada com uma obra no sistema de drenagem, aumentando a vida útil do asfalto novo. O trecho que recebe a obra é entre as ruas Atílio Pioto e Maria Medeiros Damas, e também inclui a frente da Praça José Paulino Schmitt, utilizada pela população para prática esportiva.
Para Gelso Stecanella, a revitalização representa uma nova fase para a rua. “Quando eu cheguei aqui, há 30 anos, ainda era estrada de chão, cheia de buracos. Daí eles vieram e passaram antipó. Agora com o novo asfalto eu acho que vai ficar bom, melhor ainda, né?”, disse Gelso.
Na Rua Reverenda Pastora Odá de Castro Pessanha, no Cajuru, a moradora Donatil Alves de Souza, ficou satisfeita com o novo cenário. “Agora ficou bonito! O asfalto tava quebrando, mas eles vieram e fizeram o serviço. Ficou muito bom”, contou Donatil.
Reciclagem
As ruas estão sendo recuperadas pelo método de reciclagem, uma técnica que transforma ruas com asfalto primário em vias com pavimento de boa qualidade de forma eficiente e sustentável, pois reaproveita o material já existente na via, reduzindo custos e impactos ambientais.
Como solicitar
Os cidadãos que quiserem solicitar a obra em sua rua devem pedir pela Central 156 ou durante o Fala Curitiba, programa coordenado pelo Instituto Municipal de Administração Pública que recebe demandas da população através de consultas públicas, que ajudam a definir o orçamento municipal, e são uma forma de aproximar as necessidades da população do planejamento da cidade.
Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM






