05/07/2023
Com mais de 100 obras, a exposição “Sonoridades de Bispo do Rosário” estará disponível ao público na Sala 6

A exposição “Sonoridades de Bispo do Rosário”, com mais de 100 obras, estará disponível ao público a partir desta quarta-feira (5), na Sala 6 do Museu Oscar Niemeyer (MON).
A mostra coloca o legado de Arthur Bispo do Rosário em diálogo com outros artistas cujos processos criativos foram influenciados por ele e pela convivência com a Colônia Juliano Moreira, onde Bispo passou a maior parte da vida como interno. A curadoria é de Luiz Gustavo Carvalho.
De acordo com a diretora-presidente do Museu, Juliana Vosnika, ao promover esta exposição, o MON propõe ao espectador uma profunda reflexão sobre o que é arte e o seu papel transformador.
“Celebrado e reconhecido postumamente no Brasil e no Exterior, num processo incomum, ausente de formação acadêmica, Bispo do Rosário produziu a partir de materiais inusitados, transformando sua genialidade em instalações surpreendentes, comparáveis à obra de Marcel Duchamp ao mostrar que a arte é possível também a partir da simplicidade de objetos do cotidiano”, afirma.
Evocando os aspectos sonoros e poéticos presentes na obra do artista, os diversos objetos, instalações, colagens, assemblages e estandartes presentes na exposição dialogam com a obra visual, performática e poética de outros artistas que integram a exposição, deixando evidente o impacto de seu legado no cenário da arte contemporânea.
São eles: Antônio Bragança, Stella do Patrocínio, Leonardo Lobão, Paulo Nazareth, Marlon de Paula, Rick Rodrigues, Eduardo Hargreaves, Fernanda Magalhães e Guilherme Gontijo Flores.
Serviço:
Exposição “Sonoridades de Bispo do Rosário”
Data: a partir do dia 5 (quarta-feira)
Sala 6
Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba
Foto: Rafael Adorjan/Divulgação MON/AEN
Comments