Missão técnica de Barbados conhece estrutura institucional e infraestrutura de Curitiba
06/10/2026

Até quinta-feira (8/10), a Prefeitura recebe delegação de Barbados, país caribenho de pouco mais de 432 km², para visita técnica às estruturas institucionais de planejamento e infraestrutura urbana de Curitiba.
A missão começou nesta terça-feira (6/10), no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), com boas-vindas da presidente Ana Zornig Jayme e rodada de reuniões sobre as principais ferramentas e estratégias de gestão urbana, como o sistema de planejamento, plataforma de georreferenciamento – GeoCuritiba – e os estudos e aplicações do Hipervisor Curitiba, diretoria do Ippuc dedicado às análises de dados multicanais do município.
Com população estimada em 327 mil habitantes em um território do tamanho de Curitiba, Barbados tem o terceiro Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Américas, atrás somente dos Estados Unidos e do Canadá.
Integram a missão Kirk D.M. Humphrey, ministro de Transporte e Obras; Gabrielle Spinger e Rowmell Grosvenor, do escritório de Infraestrutura e Planejamento; e Michelle St. Clair, do departamento de Terras e Levantamentos do país.
A missão foi intermediada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para capacitação interna da equipe para elaboração de novos programas de financiamento em Barbados. A delegação é acompanhada por Francesco De Simone, chefe de operações do BID em Barbados e os consultores Thiago Canhos Montmorency Silva e Melissa Benito, especializada em iniciativas relacionadas à inovação e resiliência climática.
Primeiro dia
No primeiro dia da missão, foram apresentados os detalhes da formatação da plataforma GeoCuritiba e dos estudos de Cidade de 15 Minutos, monitoramento da dengue e do Armazém da Família, realizados pelo Hipervisor nos últimos meses.
Um dos objetivos da missão é replicar a estrutura de monitoramento de dados e análises do Hipervisor em Barbados, além de desenvolver um gêmeo digital para o país, ampliando as estratégias de monitoramento e todas de decisão e planejamento.
A delegação ainda vai visitar os centros de operação da Urbanização de Curitiba (Urbs), da Defesa Civil, a estrutura da Muralha Digital, no Instituto Cidades Inteligentes (ICI), e a dinâmica do Fala Curitiba, no Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).
Foto: Divulgação







Comentários