MIS-PR lança exposição “Sinestesia dos Objetos”
- admjornale
- 28 de jun. de 2023
- 1 min de leitura
28/06/2023
Proposta da exposição é estabelecer uma reflexão sobre a imagem e o som a partir desses objetos com a vida

Já está em cartaz no Museu da Imagem e do Som do Paraná a exposição "Sinestesia dos Objetos", que enaltece experiências e sentidos criados por equipamentos e tecnologias, contemplando os segmentos fotografia, televisão, cinema, rádio e disco. A proposta é estabelecer uma reflexão sobre a imagem e o som a partir desses objetos com as nossas vidas.
Por meio de uma seleção de itens tridimensionais do acervo do MIS-PR, como discos, fitas cassetes, televisores e câmeras fotográficas, a exposição proporciona um diálogo histórico desses equipamentos. A mostra destaca a importância e o impacto das conexões e experiências sensoriais que esses equipamentos produzem e a contribuição simbólica das mídias no dia a dia das pessoas.
Com a tecnologia da fotografia e de outras mídias audiovisuais, por exemplo, as imagens congeladas no tempo revivem emoções, e transportam para diferentes lugares e situações. E por meio do som, o rádio é apresentado como uma forma de mídia sonora que preenche o espaço ao seu redor, seja na disseminação de informações ou na promoção da cultura.
Além de promover o conhecimento ou reconhecimento dos objetos que marcaram gerações, os visitantes terão a oportunidade de entender como essas tecnologias se transformaram ao longo dos séculos XIX e XX, moldando o mundo de hoje.
Serviço:
Exposição "Sinestesia dos Objetos" Mostra de longa duração
De terça a sexta, das 10h às 19h; sábados e domingos das 10h às 18h
Museu da Imagem e do Som do Paraná
R. Barão do Rio Branco, 395
Foto: Kraw Penas/SEEC
Comments