top of page

Ministro do Trabalho recua e diz que fim do saque-aniversário do FGTS será ‘objeto de amplo debate’

  • 6 de jan. de 2023
  • 1 min de leitura

06/01/2023


A afirmação do titular do Ministério do Trabalho e Emprego ocorre após repercussão negativa



O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse nesta quinta-feira (5) que o possível fim do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) será “objeto de um amplo debate”. A afirmação do titular da pasta ocorre após repercussão negativa sobre o fim da modalidade.


“A manutenção ou não do saque-aniversário do FGTS será objeto de amplo debate junto ao Conselho Curador do FGTS e com as centrais sindicais. A nossa preocupação é com a proteção dos trabalhadores e trabalhadoras em caso de demissão e com a preservação da sua poupança”, escreveu Marinho em seu perfil no Twitter.


Em entrevista ao jornal O Globo, nesta quarta (4), o ministro havia informado que a pauta seria discutida com o conselho curador do FGTS e centrais sindicais. A medida, segundo o ministério, tem o intuito de “preservar a poupança do trabalhador e garantir a real finalidade do FGTS”.


O saque-aniversário, que é opcional para o trabalhador, foi lançado em 2019 como medida de estimular o consumo no país. O saque é autorizado no mês de aniversário do trabalhador. Se o trabalhador for demitido durante a vigência do saque-aniversário, receberá a multa rescisória prevista em lei, mas não poderá sacar os saldos residuais.

 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page