Massa de ar frio baixa as temperaturas no Sul e Sudeste do País
- admjornale
- 14 de jul. de 2023
- 1 min de leitura
14/07/2023
Passagem do ciclone derruba temperaturas

Depois da passagem do ciclone extratropical que deixou um rastro de destruição e alagamentos em várias cidades do Sul e Sudeste do Brasil, a previsão para esta sexta-feira (14) é de que uma massa de ar frio vai baixar as temperaturas dos termômetros nessas regiões do país.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para o Rio Grande do Sul é de que os ventos percam intensidade, mas o céu permaneça com muitas nuvens. Há possibilidade de chuvas isoladas. As temperaturas não devem passar dos 13 graus Celsius (ºC), com mínima de 8ºC. No Paraná, a mínima prevista é de 5ºC e a máxima de 14ºC. Em São Paulo, os termômetros podem chegar a 10ºC na mínima e 16ºC na máxima.
Há risco de geada moderada em uma faixa que se estende do Rio Grande do Sul, até o extremo sul do Mato Grosso do Sul.
Os efeitos do ciclone extratropical ainda deixam o mar grosso e com condições para ressaca em uma faixa que se estende por todo o litoral sul, com ondas que devem ultrapassar os 3 metros, com picos de até 4,5 metros.
Paraná
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as temperaturas despencam ainda mais em todas as regiões do estado neste sábado, dia 15, principalmente no sudeste, centro-sul, sudeste e Campos Gerais.
As baixas temperaturas, associadas com a pouca nebulosidade e enfraquecimento dos ventos, aumentam a chance de formação de geadas nessas regiões.
O frio no Paraná deve permancer até a próxima quarta-feira, dia 19.
Foto: Gilson Abreu/AEN
Comments