Maringá recebe evento do novo ciclo dos Fóruns Regionais da Fiep
- admjornale
- há 1 dia
- 3 min de leitura
09/06/2025

Maringá recebe, nesta sexta-feira (13), mais um evento do novo ciclo dos Fóruns Regionais da Indústria. Realizado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o encontro vai reunir empresários e lideranças de diversos segmentos do Noroeste do estado para reforçar a importância do setor industrial, retomar os debates sobre os caminhos para o desenvolvimento da região e avançar na estruturação de uma proposta de política industrial para o estado.
“Em 2024, com a primeira rodada dos Fóruns, a Fiep colocou em pauta a importância da indústria para o desenvolvimento do Paraná, das regiões e dos municípios, levantando a opinião dos empresários sobre os principais desafios para o crescimento do setor”, explica o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos. “Agora, neste segundo ciclo, vamos apresentar as ações já em andamento para aprimorar essas áreas prioritárias e os próximos passos do processo de construção de uma proposta de política industrial”, acrescenta.
O Fórum na regional Noroeste será realizado no Hotel Transamérica Executive Maringá, a partir das 8 horas. Participam do encontro empresários, lideranças industriais, presidentes de entidades representativas do setor produtivo e da sociedade civil, além de prefeitos e parlamentares da região. O atendimento à imprensa ocorre preferencialmente entre 8h e 8h30.
Sobre os FórunsNo ano passado, mais de 1,8 mil lideranças participaram dos oito Fóruns Regionais realizados pela Fiep em todo o Paraná. Com base nas percepções repassadas por elas, foram realizadas, no segundo semestre do ano, 24 oficinas temáticas em todas as regionais para aprofundar os debates sobre as três áreas consideradas prioritárias: infraestrutura; empregabilidade e produtividade; e energia. Essas oficinas contaram com a participação de mais de 1 mil pessoas.
Agora, neste segundo ciclo dos Fóruns Regionais, estão sendo apresentados os resultados obtidos a partir desses encontros e as ações já em andamento para superar os desafios nas três temáticas. Entre as iniciativas destacadas estão o Plano Estadual de Logística em Transportes Integrado do Paraná (PELTi-2040), o Observatório dos Pedágios, o Mapa Energético do Paraná e os programas Qualifica Paraná, Indústria Acolhedora e Jornada da Produtividade.
Na programação do Fórum, a Fiep também vai propor o aprofundamento do debate sobre ações municipais de desenvolvimento industrial e detalhar os próximos passos do processo de elaboração da proposta de política industrial para o estado, que será baseada nos subsídios colhidos em todos esses encontros regionais.
Parcerias
Na região Noroeste, o evento conta com os apoios do Sebrae/PR; Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap); Coordenadorias das Associações Comerciais e Industriais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor), do Noroeste (Cacinpar), da Região Centro Ocidental (Cacercopar) e de Entre Rios (Cacier); Associações dos Municípios de Entre Rios (Amerios) e do Setentrião Paranaense (Amusep); Conselhos de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), de Campo Mourão (Codecam), de Umuarama (CDU) e de Paranavaí (Codep); Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim); e governo do Estado, por meio das secretarias da Indústria, Comércio e Serviços e do Trabalho, Qualificação e Renda; além do apoio institucional da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
SERVIÇO
Fórum Regional da Indústria – Maringá
Data: 13/6 (sexta-feira)Horário: 8 horas
Atendimento à imprensa: 8h às 8h30
Local: Hotel Transamérica Executive Maringá
Endereço: Rodovia PR-317, KM 5, 5.428 – Maringá/PR
Saiba mais em fiepr.org.br/foruns-regionais.
FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE
Faça parte da Comunidade do WhatsApp da Fiep! Entre direto com o link: https://t2m.io/ComunidadeFiep.
Quando estiver na comunidade, busque os grupos de seu interesse para receber todas as notícias relevantes sobre a indústria do Paraná.
Junte-se a nós e fique por dentro de tudo o que a Fiep faz para transformar o Paraná no melhor ambiente para o desenvolvimento industrial do Brasil.
Arte: Divulgação
Comments