Maratona Tech: Paraná é tricampeão do maior torneio de tecnologia estudantil do País
- admjornale
- há 32 minutos
- 3 min de leitura
26/11/2025

O Paraná voltou a se destacar no Maratona Tech e foi campeão da maior competição de tecnologia do País para a educação pública com grande margem de diferença para os demais colocados. O Estado conquistou 225 das 530 medalhas de toda a competição, sendo 11 ouros, 63 pratas e 156 bronze. O segundo colocado foi São Paulo (28 medalhas) e o terceiro colocado foi o Piauí (21). O evento é idealizada pelo Movimento Tech e realizado pela Associação Cactus. Ele aconteceu em São Paulo com transmissão para todo o Brasil.
O Paraná participou com 100% das escolas da rede estadual (2.066) e aproximadamente 160 mil estudantes do Ensino Fundamental e Médio, um crescimento de 173% em escolas participantes e 257% no número de estudantes, em relação ao ano de 2024. No total, mais de 289 mil alunos se inscreveram em mais de 5 mil escolas de todo o Brasil.
O Paraná se consolidou como referência na educação tecnológica em todo o Brasil com um tricampeonato. Nos anos anteriores o Estado já vinha se destacando pelos números de inscrições e estudantes medalhistas. Na edição de 2023, o Paraná foi o destaque entre os estados da região Sul, com 52 estudantes premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Fato que permitiu a realização da cerimônia de premiação em Curitiba no ano passado, quando foram mais de 60 mil estudantes paranaenses inscritos e 150 medalhistas.
“A performance dos nossos meninos e meninas na Maratona Tech deste ano demonstra, mais uma vez e de forma inequívoca, a maturidade digital da rede estadual e o comprometimento das escolas e dos nossos profissionais com uma educação que forma protagonistas para os desafios do século XXI”, comentou o secretário da Educação, Roni Miranda.
Para o secretário, o resultado é fruto de um trabalho consolidado na rede estadual de ensino, realizado desde 2021, graças à inclusão do componente curricular de Programação na grade escolar. “Temos muito orgulho de ofertar aulas de programação para mais de meio milhão de estudantes que aprendem a utilizar ferramentas como Java, Front-end e Back-end. Agora, no ano de 2025 outra novidade têm fortalecido ainda mais a educação tecnológica: o uso de inteligência artificial para aprender a programar, além da exploração das suas funcionalidades”, explicou.
Representando a Secretaria de Educação do Paraná no evento, a coordenadora de projetos especiais da Seed-PR, Adriana Rigon, celebra o sucesso da edição.
“Esses números expressivos são fruto do trabalho de muita gente, incluindo as equipes técnicas da Seed-PR e os embaixadores do programa Programação Paraná, que estão espalhados nos 32 Núcleos Regionais de Educação e levam informação para todas as nossas escolas. Mas nada supera o empenho dos nossos professores. São eles que inspiram os estudantes, todos os dias em sala de aula. Hoje, nossos docentes são os verdadeiros protagonistas dessa festa”, comemorou.
A aluna Fernanda Jaqueline Martins (15) do Colégio Cívico Militar Alcides Munhoz na cidade de Imbituva, nos Campos Gerais, foi uma das medalhistas de ouro da Maratona Tech. “Nunca imaginei conseguir uma medalha de ouro a nível nacional. Foi uma experiência incrível que vai abrir muitas portas no futuro, eu tenho certeza”, comentou.
Para a primeira fase, que consistia em um desafio aplicado pelo professor em sala de aula, a turma de Fernanda propôs a criação de um site com uma ferramenta de inteligência artificial no qual geólogos pudessem verificar locais de desmatamento e trabalhar em soluções específicas para o problema.
Agora a estudante se prepara para enfrentar seu próximo desafio, passar seis meses na Irlanda, conquista alcançada por intermédio do programa Ganhando o Mundo. “Agradeço muito ao meu colégio, que me deu todas estas oportunidades valiosas. Já estou na expectativa para o ano que vem e só o fato de estar aqui e ter uma experiência assim está sendo maravilhoso”, disse.
APOIO – A Maratona Tech recebe apoio do Governo do Paraná e é idealizada pelo Movimento Tech, uma coalizão brasileira formada por mais de 70 instituições que promove acesso à conectividade e infraestrutura, capacitação profissional e empoderamento econômico, conectando talentos a oportunidades de trabalho e geração de renda. A Associação Cactus, organização que promove olimpíadas de conhecimento para engajar estudantes a conquistarem novos espaços, também é realizadora do evento, transformando as vidas dos participantes e inspirando outros jovens.
Foto: Associação Cactus









Comentários