Manutenção em ponte garante segurança no acesso ao Parque Papa Francisco
- admjornale
- há 1 hora
- 2 min de leitura
12/01/2026

A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), por meio do Departamento de Ponte e Drenagem, está fazendo a manutenção da ponte de madeira da Rua Adolfo Henrique Klinger, sobre o Rio Belém, no bairro Abranches. A estrutura dá acesso ao Parque Papa Francisco e passa por serviços emergenciais para garantir a segurança dos motoristas e a integridade da travessia.
Para a execução dos trabalhos, a ponte precisou ser bloqueada temporariamente ao tráfego de veículos. O local está sinalizado e a manutenção deve continuar até o fim desta semana, dependendo das condições climáticas.
Durante o período de interdição, os motoristas que trafegam pela Rua Adolfo Henrique Klinger devem acessar a Rua Reinaldo Hecke, seguir pela Rua Lídia Klinger e, na sequência, pela Ronel Regnier Barrozo. A partir dessa rua, é possível retornar à Adolfo Henrique Klinger após o ponto bloqueado, retomando o trajeto normalmente.
Segundo o engenheiro do Departamento de Pontes e Drenagem da Smop, João Vidal Filho, a intervenção é necessária devido às condições da estrutura.
“Os serviços são emergenciais, pois parte da ponte apresentava risco. A manutenção garante a segurança dos usuários, enquanto avançamos nos trâmites para a substituição definitiva da estrutura”, explica Vidal.
O município já tem prevista a substituição da ponte de madeira por uma galeria celular em concreto. Os procedimentos administrativos estão em andamento e a expectativa é de que as obras tenham início ainda no primeiro semestre deste ano.
Manutenção em 169 pontes e passarelas
A Prefeitura de Curitiba mantém um trabalho permanente de manutenção em pontes e passarelas da cidade, sejam elas de madeira, concreto ou metálicas. As ações incluem vistorias estruturais, reforço de fundações, recuperação de guarda-corpos e melhorias no pavimento das travessias, assegurando segurança e mobilidade à população.
Em 2025, foram realizados serviços de manutenção em 169 pontes e passarelas nos bairros da capital. Essas intervenções ganham ainda mais importância durante o verão, período marcado por chuvas intensas, elevação do nível dos rios e maior desgaste das estruturas.
Os serviços integram o PRO Curitiba, o maior programa de obras e reformas da história da cidade, que prevê mais de R$ 6 bilhões em investimentos até 2028 para melhorias na infraestrutura urbana, mobilidade e qualidade de vida.
Além das ações preventivas, as equipes da Prefeitura permanecem mobilizadas para atendimentos emergenciais após grandes tempestades, garantindo que a cidade continue segura e funcional para todos os curitibanos.
Foto: Levy Ferreira/SECOM








