top of page

Mais de 27 mil estudantes fazem estágio no Paraná; confira dicas que podem ajudar na efetivação

16/08/2022


Segundo o levantamento do CIEE/PR, ainda existem mais de 4,5 mil vagas disponíveis em todo o estado para estudantes que buscam por estágio



Mais de 27 mil jovens (27.356) atuam como estagiários em todo o estado do Paraná, segundo levantamento do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR). Para muitos, essa é a primeira oportunidade de inserção no mundo do trabalho, e de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.


Com a possibilidade de troca de experiências profissionais e o início de uma carreira, muitos estudantes se esforçam em busca da efetivação. “O estágio é um momento de aprendizagem e também a oportunidade para conhecer a cultura das organizações, além de fortalecer o senso de responsabilidade com a atividade profissional”, afirma a supervisora do Centro de Serviços Compartilhados do CIEE/PR, Ilsis Cristine da Silva.


Confira algumas dicas que a especialista separou e que podem ajudar os estagiários na efetivação:


1- Demonstre comprometimento e vontade de aprender


De acordo com a supervisora, o comprometimento com a função pode ser um dos diferenciais para a efetivação. “É importante que o estagiário esteja atento às funções que lhe foram passadas, para cumprir os objetivos de cada atividade. O empregador sabe que existe um tempo de adaptação, mas gosta de sentir o interesse do estagiário por aprender mais e crescer dentro da empresa ou organização”, destaca.


2- Cuidado com atrasos


Não é fácil conciliar estudo e estágio, mas é importante ficar atento aos horários e evitar os atrasos ou as frequentes saídas antecipadas. Demonstrar responsabilidade ajuda o empregador a perceber que pode contar com estagiário, facilitando o desenvolvimento profissional. “Muitos líderes passaram pelo estágio e costumam ser flexíveis em momentos que o estagiário precisa realizar mudanças de horário por alguma demanda estudantil, mas é essencial que isso não se torne uma regra e que seja avisado com antecedência", afirma a especialista.


3- Aposte no bom relacionamento e na troca de experiências


Ao começar um estágio, o jovem tem oportunidade de observar o trabalho de diferentes profissionais na sua área de atuação. Vale a pena demonstrar curiosidade sobre os processos, fazer perguntas e estar disposto a aprender. Ter um bom relacionamento no ambiente de trabalho é algo positivo, tanto para estagiários quanto para profissionais já formados. O jovem deve atuar de forma colaborativa, pedir ajuda e dicas a quem está há mais tempo na empresa. Se sentir que há espaço, também pode apresentar sugestões. A proatividade é importante no desenvolvimento da carreira.


4- Busque qualificação constante


O profissional que almeja um crescimento deve estar preparado para realizar capacitações constantes. Essa preocupação deve existir desde o início da carreira. Existem várias opções de qualificação que são gratuitas e em formato presencial ou on-line. “O CIEE/PR, por exemplo, oferece uma série de cursos como informática básica, empreendedorismo criativo, marketing pessoal, entre outros, e que são voltados para quem deseja se qualificar e atualizar o conhecimento com foco no mundo do trabalho”, finaliza.


Paraná tem mais de 4,5 mil vagas de estágio


Quem ainda busca uma oportunidade de estágio pode se inscrever para uma das 4.520 vagas disponíveis pelo CIEE/PR em todo o estado. Somente em Curitiba e Região Metropolitana são mais de 2,3 mil oportunidades.


As vagas de estágio do programa oferecido pelo CIEE/PR são voltadas aos jovens que tenham a partir de 16 anos completos e que estejam matriculados em uma instituição de ensino. Os interessados podem consultar as vagas disponíveis e fazer o cadastro no site do CIEE/PR, ou ainda, obter informações pelos telefones (41) 3313-4300 (moradores de Curitiba e Região Metropolitana) e 0800 300 4300 (para demais cidades do estado).


Sobre o CIEE/PR


Há mais de 54 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho. Por meio de programas de estágios e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Com 39 unidades operacionais distribuídas em todas as regiões do Paraná, o CIEE/PR atende todo o Estado do Paraná, com uma média mensal de 25 mil estagiários e 5,5 mil aprendizes. Já recebeu cerca de 30 títulos de Utilidade Pública Municipal. Possui dezenas de registros nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e também nos Conselhos Municipais de Assistência Social, condição essencial para cumprir o propósito de trabalhar para fortalecer o desenvolvimento humano e social. Ao longo de mais de 54 anos de atuação, o CIEE/PR contribuiu para a inserção e aperfeiçoamento técnico e profissional de mais de 1,5 milhão de estagiários, bem como a iniciação profissional de milhares de aprendizes junto com entidades e empresas parceiras.


Foto: Lening Abdala


Últimas Notícias

bottom of page