top of page

Maior afiliada da Globo no país é vendida em negociação histórica

  • admjornale
  • há 2 horas
  • 1 min de leitura

30/01/2026



A família Cunha Pereira anunciou na manhã desta sexta-feira (30) a venda do controle das emissoras de rádio e televisão do GRPCom, grupo que comanda a RPC, afiliada da Globo no Paraná. A negociação transfere o comando das operações para a família Lemanski, que já era sócia do grupo desde 1962.


Com a transação, o empresário Mariano Lemanski assume a presidência do grupo. Os Cunha Pereira permanecem como sócios minoritários. A venda representa a maior movimentação no setor de comunicação do Paraná em décadas.


A RPC é composta por oito emissoras afiliadas à Globo, com presença nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava e Paranavaí. Além disso, a negociação inclui as rádios Mundo Livre e 98 FM.


União antiga


A aliança entre Cunha Pereira e Lemanski teve início na compra da antiga TV Paranaense. Em 1976, após desentendimentos políticos envolvendo o então detentor do sinal da Globo, Paulo Pimentel, as famílias assumiram a retransmissão da rede. Desde então, expandiram o alcance da emissora e consolidaram a parceria com a emissora por cinco décadas.


Guilherme Cunha Pereira, que presidia o grupo até a negociação, afirmou que a família pretende direcionar esforços a novos negócios, embora não tenha revelado quais áreas pretende explorar. A Gazeta do Povo e a Tribuna do Paraná, dois dos principais jornais do estado, seguem sob controle dos Cunha Pereira e não fizeram parte do acordo com os Lemanski.



Foto: Reprodução/Internet


 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page