Maio Laranja promove ações de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes em Araucária
- admjornale
- há 1 dia
- 2 min de leitura
19/05/2025

“Depois que você invadiu a minha casa, ela nunca mais se pareceu comigo”. A frase, impactante, foi dita durante o espetáculo CASA, apresentado por jovens do Projeto Garoto Cidadão. De forma sensível e lúdica, a encenação conduz o público a refletir sobre as perturbações causadas pelo abuso sexual, os desdobramentos emocionais e a possibilidade de superação.
A apresentação fez parte da programação do Maio Laranja, campanha realizada em Araucária para mobilizar a sociedade no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. O evento, promovido pelo Comitê Gestor das Redes de Proteção, ocorreu na sede da OAB na última sexta-feira (16).
Além da peça teatral, o encontro contou com falas de autoridades, reforçando a importância da prevenção e do fortalecimento da rede de apoio. O delegado adjunto Felipe Gonçalves Martins ministrou uma palestra e fez um apelo à conscientização: “Impossível ver a apresentação e não se emocionar. Precisamos estar atentos a qualquer sinal de abuso e cumprir nosso papel como cidadãos. A violência sexual contra crianças e adolescentes deve ser combatida todos os dias.”
A secretária municipal de Saúde, Renata Botogoski, ressaltou que os sinais de abuso muitas vezes são sutis e exigem sensibilidade dos profissionais. Já o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Eduardo Schamne Barbosa, destacou o papel das escolas como espaços de escuta e acolhimento para crianças e adolescentes.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Amanda Nassar, uma das principais estratégias tem sido o fortalecimento da rede de proteção por meio de parcerias como a do Projeto Garoto Cidadão. O projeto, realizado pela Fundação CSN em parceria com a Prefeitura de Araucária, oferece formação sociocultural a crianças e adolescentes de 9 a 18 anos. Em 17 anos de atuação no município, cerca de 7 mil jovens já foram beneficiados.
Programação do Maio Laranja
Durante todo o mês, diversas ações estão sendo promovidas em Araucária com o objetivo de reforçar a proteção à infância e à adolescência. As atividades reúnem autoridades, profissionais da rede, educadores, sociedade civil e agentes públicos em torno do compromisso com a prevenção e o enfrentamento das violações de direitos.
Foto: Carlos Poly/SMCS
Comments