Lula fala por telefone com Putin e discute guerra na Ucrânia
- JORNALE
- há 4 minutos
- 1 min de leitura
09/08/2025
Conversa durou cerca de 40 minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou, por telefone, neste sábado (9) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Segundo o governo brasileiro, Lula recebeu o telefonema de Putin, que durou 40 minutos. Os chefes de Estado, ainda de acordo com o Planalto, trataram, entre outros temas, da guerra da Rússia contra a Ucrânia.
Em maio, Lula e Putin se encontraram pessoalmente em Moscou, capital da Rússia. Na ocasião, segundo relatos, o presidente brasileiro também tratou do conflito que já dura três anos.
De acordo com comunicado do Planalto, neste sábado, os presidentes trataram das tratativas de Putin com os Estados Unidos e os "recentes esforços pela paz entre Rússia e Ucrânia".
Putin e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, devem se encontrar na próxima semana, no Alasca, para tratar de uma proposta russa que pede o leste da Ucrânia em troca do fim da guerra.
O governo brasileiro afirmou que Lula reiterou a defesa de uma solução pacífica e baseada no diálogo para o conflito.
"Lula reafirmou que o seu governo está à disposição para contribuir com o que for necessário, inclusive no âmbito do Grupo de Amigos da Paz, lançado por iniciativa de Brasil e China", diz a nota.
O presidente brasileiro tem defendido diálogo entre a Rússia e Ucrânia para que os países cheguem a um acordo de cessar-fogo. Durante viagem à França em junho, Lula sugeriu que outros países, com apoio da ONU, assumam a negociação de paz entre Rússia e Ucrânia.