K2, K4, K9 são as drogas sintéticas que provocam "efeito zumbi"
- JORNALE
- 5 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
05/05/2023
Drogas K atingem cada vez mais pessoas em 2023

Os canabinoides sintéticos – nome técnico das drogas K – podem ter efeitos devastadores para o corpo humano. As substâncias também podem ser conhecidas por meio das nomeclaturas K2, K4, K9 ou até spice. O efeito da droga é tão poderoso que um indivíduo pode se tornar dependente já na primeira dose.
Muitas pessoas costumam chamar as drogas K de canabinoides sintéticos, mas o termo maconha sintética é errado. A explicação é um pouco mais complexa, mas, em resumo, as drogas K se ligam ao mesmo receptor do cérebro que a maconha comum, mas em uma potência até 100 vezes maior. Inclusive, o Governo de São Paulo já disse que os efeitos da droga pode ser piores do que o do crack.
Conhecidas há mais de seis décadas pela ciência, as drogas K foram inicialmente desenvolvidas e estudadas como tratamentos para várias doenças, como dores crônicas. No meio de testes em busca de novas curas para doenças, especialistas tentaram conter o efeito psicoativo da substância. Contudo, o contrário aconteceu.
Com o tempo, esses produtos foram parar no mercado ilegal e hoje são vendidos por traficantes. As drogas K são feitas em laboratórios clandestinos a partir de mudanças nas estruturas químicas das substâncias.
Comentários