João Fonseca é eliminado na estreia em Buenos Aires
- há 31 minutos
- 2 min de leitura
12/02/2026
Brasileiro segue sem vitórias em 2026

A temporada de 2026 não começou com bons resultados para João Fonseca, que foi eliminado na estreia das duas únicas competições que participou no ano: Australian Open e agora em Buenos Aires. Nesta quarta-feira, o brasileiro enfrentou o chileno Alejandro Tabilo, número 71 do mundo, e foi derrotado por 2 sets a 1, com parciais 6/3, 3/6 e 7/5. Com a eliminação no ATP 250 da Argentina, o número 33 do mundo vai voltar para sua cidade natal para o início do Rio Open, que será realizado entre os dias 14 e 22 de fevereiro.
— Eu entrei mais tenso durante a partida. Fiquei bem tenso, mas fui lutando. Lutei bastante. Fiz o melhor que eu pude, mas infelizmente, não consegui sair vitorioso. Faltou um pouco, talvez, de conexão. Faltou um pouco de confiança. Enfim, seguir trabalhando, seguir fazendo as coisas certas. Eu sou um menino que... Não mais um menino, mas que trabalha bastante — analisou João após a derrota.
Em busca do bicampeonato em Buenos Aires, João precisava derrotar um adversário que nunca havia vencido na carreira. Em abril de 2024, o chileno derrotou o então jovem de 17 anos e top 276 pelas quartas de final do ATP 250 de Bucareste, sendo a única partida entre eles até então. Nesta quarta-feira, Alejandro Tabilo enfrentou um Fonseca mais experiente, mas, mesmo assim, conseguiu sair com a vitória mais uma vez.
Fonseca demorou para entrar no ritmo do jogo. Não se encontrou nos saques do adversário e perdeu o primeiro set por 6/3. As pancadas de direita, que não entraram no início da disputa, começaram a incomodar o chileno no segundo set. Aos poucos, João foi dominando os pontos, conseguiu uma quebra e garantiu o empate ao devolver o 6/3. Para avançar às quartas em Buenos Aires, o brasileiro tinha que vencer o terceiro set. Em uma partida dura, Tabilo levou a melhor, fez 7/5 e se classificou para a próxima fase.
Depois de terminar 2025 em 24º lugar do mundo, João sentiu lesão nas costas nos dois primeiros compromissos da temporada deste ano e teve que desistir dos campeonatos de Adelaide e Brisbane. Sem ter tido tempo de competição em quadra, o brasileiro foi eliminado logo na primeira rodada do Australian Open pelo norte-americano Eliot Spizzirri. O carioca caiu para 33º do ranking da ATP antes de competir em Buenos Aires, torneio em que foi campeão na última edição. Com a derrota para o chileno, Fonseca se prepara agora para estrear no Rio Open.








