top of page

Jovens do Caximba visitam o Ippuc e discutem ideias para melhorar a vida na cidade

  • admjornale
  • há 3 horas
  • 2 min de leitura

12/11/2025


ree

A trilha formativa dos jovens da Vila 29 de Outubro, no Caximba, teve mais uma etapa nesta quarta-feira (12/11): a visita ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). O encontro fez parte do ciclo de atividades promovido pela Prefeitura no âmbito do Plano de Ações de Gênero (PAG) do Projeto de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo do Caximba, cofinanciado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).


Durante a manhã, os jovens foram recebidos por técnicos e arquitetos do Ippuc, que apresentaram como o instituto atua no planejamento urbano da cidade e no desenvolvimento de soluções para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida da população. Os participantes puderam conhecer projetos e temas diretamente ligados à realidade do Caximba.


Eles compartilharam impressões e apresentaram propostas que envolvem soluções de mobilidade, lazer e saúde. Entre as ideias levantadas, destacaram-se a criação de um restaurante popular, um centro de adoção de animais, um centro de eventos para atividades culturais e esportivas e maior atendimento em saúde na área.


Os arquitetos Mauro Magnabosco e Daniela Tahira apresentaram aos estudantes detalhes do projeto do Bairro Novo do Caximba e aproveitaram o encontro para oferecer uma visão mais ampla sobre o planejamento urbano da cidade. “As propostas da Prefeitura nascem da escuta e da participação da própria comunidade”, disse Magnabosco, aos visitantes

Ideias viram realidade


Para os estudantes, a experiência foi uma oportunidade de entender como a cidade é pensada e de expressar o desejo de participar das mudanças. Fabrício da Silva, de 14 anos, ficou impressionado ao descobrir como as ideias se transformam em projetos concretos que melhoram a vida das pessoas.

“Gostei de ver como foram pensadas as casas novas”, contou Fabrício. Para ele, que já mora em uma das novas unidades, visitar o Ippuc foi uma forma de compreender que o planejamento urbano faz parte do dia a dia da comunidade e que os sonhos dos moradores também podem inspirar as transformações no bairro.

Trilha formativa


A visita ao Ippuc marca uma nova fase da trilha formativa, que já passou pelo Pinhão Hub e pelo Fab Lab Cajuru, e será encerrada com um Ideathon na Escola Maria Gai Grendel, nos dias 17 e 18 de novembro. Os jovens irão desenvolver e apresentar propostas concretas para melhorar o ambiente urbano, unindo tudo o que aprenderam nas atividades anteriores.


A trilha formativa do Caximba é resultado de uma ampla rede de colaboração entre órgãos municipais — entre eles Utag, Cohab, FAS, Smelj e a Smati — e tem o Instituto Foz como parceiro técnico. O objetivo é aproximar os jovens de políticas públicas, inovação e cidadania, fortalecendo o protagonismo da juventude em um dos territórios mais jovens e desafiadores de Curitiba.

 

 

Foto: Divulgação/UTAG


 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page