José Carlos incentiva o empreendedor a concretizar planos de futuro
- admjornale
- há 2 horas
- 2 min de leitura
28/10/2025

Nesta terça-feira (28/10) é celebrado o Dia do Servidor Público. Para marcar a data e homenagear os 27 mil servidores da Prefeitura de Curitiba, a Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom) preparou uma série especial de reportagens. Os textos mostram como o trabalho desses profissionais salva vidas, garante direitos, promove inclusão social e contribui para a capital paranaense ser uma cidade cada vez melhor. Quem confirma é a população atendida por eles.
A cuidadora de idosos Laila Clediane dos Santos Baia procurou o Espaço Empreendedor do Bairro Novo quando precisou abrir um MEI. Ela conta que encontrou não apenas as informações de que precisava, mas também o incentivo para continuar lutando por seus sonhos.
O incentivo veio de José Carlos Barbosa da Silva, servidor municipal há 35 anos.
“Ele sempre me atendeu bem, é atencioso, tira todas as minhas dúvidas. Hoje eu não moro mais no bairro, mas sempre venho aqui quando tenho qualquer dificuldade. Além disso, está sempre com um sorriso no rosto e tem palavras de incentivo para todos que procuram o Espaço Empreendedor”, conta Laila.
Alegria de atender pessoas
A trajetória de José Carlos como servidor começou logo após concluir o Ensino Médio. Ainda indeciso sobre qual caminho seguir, ele foi incentivado pelo pai, que também era servidor público, a prestar concurso.
Já como servidor, nunca deixou de se atualizar e, mesmo trabalhando em tempo integral, cursou Direito. Atualmente, atua na Agência Curitiba, especificamente no Espaço Empreendedor do Bairro Novo. José Carlos diz que sempre gostou de trabalhar com o público.
“Sempre me coloco no lugar da pessoa que vem com alguma necessidade e procuro fazer o melhor para que ela saia daqui satisfeita”, afirma.
No Espaço Empreendedor, ele atende quem deseja se tornar MEI (Microempreendedor Individual) e também quem busca crédito para fazer o pequeno negócio crescer. “Meu trabalho aqui é mostrar para a pessoa que vem com uma ideia que é possível, é dar incentivo para que ela realize o sonho e possa crescer”, explica.
Ao fazer um balanço dos 35 anos de carreira, José Carlos diz sentir gratidão por tudo o que já viveu.
“Eu me sinto profissionalmente realizado, não tenho do que reclamar. Trabalhando como servidor, conquistei minha casa, meu carro. Sigo firme e feliz”, finaliza.
Foto: Prefeitura de Curitiba









Comentários