Joel Ramalho Junior deixa legado na arquitetura moderna e no planejamento de Curitiba
18/09/2026

O arquiteto e urbanista Joel Ramalho Junior, uma das referências da arquitetura moderna no Paraná, morreu nesta quinta-feira (17/9), em Curitiba, aos 91 anos. Nascido em Tombos (MG), ele construiu uma trajetória marcada pela atuação profissional, pelo planejamento urbano, pela participação em concursos de arquitetura e pela formação de gerações de arquitetos.
Ramalho Junior chegou a Curitiba em 1967, convidado pelo arquiteto Luiz Forte Netto para atuar no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). A partir daquele momento, passou a participar de diferentes etapas do desenvolvimento urbano da cidade e se integrou ao grupo de profissionais que contribuiu para a consolidação da arquitetura moderna paranaense.
Ao longo da carreira, também ocupou diferentes funções ligadas ao planejamento e à gestão pública. Entre elas, esteve na direção técnica da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e atuou na Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). Também presidiu o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná (IAB/PR).
“Sua visão humanista, aliada ao domínio da técnica e à generosidade em compartilhar conhecimento, sem dúvida, inspira o trabalho da categoria”, destacou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) em nota de pesar.
Arquitetura que marcou a paisagem
A produção de Joel Ramalho Junior ganhou destaque especialmente pela participação em concursos nacionais de arquitetura. Ao lado de outros profissionais, venceu e foi premiado em dezenas de disputas, consolidando uma produção que ajudou a inserir Curitiba e o Paraná no cenário da arquitetura moderna brasileira.
Entre os projetos associados ao arquiteto estão o Instituto de Previdência do Paraná (IPE), atual ParanáPrevidência, o Edifício Presidente Tancredo Neves, anexo da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), ambos em Curitiba, além do edifício do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, e do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
O projeto do antigo IPE, desenvolvido em parceria com Luiz Forte Netto, José Maria Gandolfi e Vicente de Castro, foi resultado de um concurso realizado em 1967. O edifício, inaugurado quatro anos depois, tornou-se um dos exemplares mais importantes da arquitetura moderna em Curitiba, com estrutura em concreto aparente, dois blocos e espaços internos integrados por uma praça linear.
Professor e formador de gerações
A relação de Joel Ramalho Junior com Curitiba também passou pelas salas de aula. Em 1971, iniciou sua trajetória como professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde permaneceu por 27 anos, contribuindo para a formação de diversas gerações de profissionais. Na universidade, sua atuação esteve ligada principalmente ao ensino de Planejamento Arquitetônico.
Além da UFPR, Ramalho Junior também teve atuação como professor na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Sua atividade acadêmica se somou à produção profissional e à participação em entidades da categoria, ampliando sua influência sobre a arquitetura paranaense.
Em 2010, recebeu a Medalha de Ouro Oscar Niemeyer, distinção concedida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) a profissionais de destaque na arquitetura brasileira.
Foto: Arquivo Público Municipal







Comentários