07/12/2023
O transporte de materiais para a manutenção do Jardim Botânico de Curitiba e dos Hortos Municipais do Barreirinha e do Guabirotuba vai ficar mais silencioso e sustentável a partir dessa quarta-feira (6).
O prefeito Rafael Greca e a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, fizeram a entrega de oito veículos elétricos para serem usados na manutenção dos espaços, no atendimento e orientação das pessoas e no transporte de cargas e flores nos três locais coordenados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A entrega aconteceu no Jardim Botânico de Curitiba, na tarde desta quarta-feira (6/12).
Os veículos elétricos foram adquiridos pela Prefeitura por meio de emendas parlamentares dos vereadores da Câmara de Curitiba: João da 5 irmãos, Herivelto Alves de Oliveira, Nori Seto, Osias Moraes de Souza, Salles do Fazendinha e Tico Kuzma. . O investimento total foi de R$ 272 mil na compra dos novos equipamentos.
“Esses veículos elétricos passam a servir ao Jardim Botânico de Curitiba e a nossa Secretaria de Meio Ambiente. A nossa cidade é inteligente e os nossos vereadores também são inteligentes. A eletricidade vai mover agora o serviço do Jardim Botânico e dos hortos municipais. Esse é um presente de Natal para a cidade”, disse o prefeito Rafael Greca.
Veículos
A frota de veículos elétricos é formada por três triciclos de orientação e atendimento e um veículo tripulado (com motorista) para o Jardim Botânico; três veículos plataforma (é comandado com a pessoa fora do veículo, andando na frente), que serão usados para o transporte de bandejas de mudas na produção de flores do Horto Municipal do Guabirotuba; e um veículo tripulado (com motorista) para o transporte de mudas de árvores no Horto Municipal da Barreirinha.
A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, explicou que todos os novos equipamentos são parte das ações do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima), de Curitiba, em busca da redução de emissão de poluentes na atmosfera e também na melhoria da qualidade de trabalho.
“Aqui no Jardim Botânico geramos energia com os painéis fotovoltaicos da Galeria das Quatro Estações e agora vamos carregar os veículos de serviço na tomada com essa energia”, disse Marilza.
Foto: Pedro Ribas/SMCS
Comments