top of page

Janeiro Branco: Pinhais promove ações de conscientização sobre saúde mental

  • admjornale
  • há 19 horas
  • 2 min de leitura

08/01/2026


A saúde mental deixou de ser um tema secundário para se tornar prioridade na Segurança e Saúde do Trabalhador (SST). Com a chegada da campanha Janeiro Branco, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde, alerta para o impacto que o ambiente laboral exerce sobre o bem-estar emocional.

 

Fatores como pressão excessiva, jornadas prolongadas e falta de pausas são apontados como os principais riscos para o surgimento de estresse, ansiedade e depressão. “Cuidar da mente não é luxo, é a base para viver e trabalhar melhor. A promoção de um ambiente psicologicamente saudável é essencial para reduzir erros operacionais e fortalecer relações mais humanas e seguras”, destaca Josiane Brasil, do Departamento de Vigilância em Saúde.

 

“Ficar atento aos sinais de sofrimento psíquico é o primeiro passo para a prevenção. Cansaço extremo, irritabilidade, dificuldade de concentração e alterações no sono são indicativos de que o trabalhador precisa de apoio. Respeitar limites, praticar o diálogo entre colegas e buscar ajuda profissional são atitudes fundamentais para manter o equilíbrio”, completa.

 

Programação: caminhada e sensibilização

 

Como parte das ações práticas de conscientização, a prefeitura promove no dia 30 de janeiro (sexta-feira), a partir das 9h, uma mobilização no Parque das Águas. O evento convida trabalhadores, usuários do sistema de saúde e a comunidade em geral para colocar a mente em foco.

Durante a ação será promovida caminhada, haverá orientações profissionais e soltura simbólica de balões brancos em alusão à paz e ao equilíbrio emocional. “Neste ano, o movimento utiliza o post-it como símbolo. O que antes era sinônimo de lembretes de tarefas acumuladas, agora passa a carregar mensagens de cuidado e consciência”, detalha Rosangela Maria Mochinsky, do Departamento de Atenção Especializada.

 

Apoio emocional

 

Em casos de sofrimento intenso, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece atendimento gratuito e confidencial pelo telefone 188, 24 horas por dia. Em Pinhais, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) também estão prontos para atendimentos relacionados à saúde mental. Confira os endereços:

CAPS Regional I, Rua 1º de Maio , 414, Centro. Telefone: (41) 98786-3355

CAPS Regional II, Rua Antonio de Andrade,153, Maria Antonieta.Telefone: (41) 99206-4056.

CAPS Infantojuvenil, Rua 7 de Setembro, 205, Centro.Telefone: (41) 99229-5579.

 

Serviço

 

A Caminhada em menção ao Janeiro Branco será no dia 30 de janeiro, das 9h às 11h, no Parque das Águas (Rod. Dep. João Leopoldo Jacomel, 8682).

 

 

 

Foto: Prefeitura de Pinhais

 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page