top of page

InvestigAÇÃO: rede estadual avança na preparação de alunos para avaliação internacional

  • admjornale
  • há 36 minutos
  • 3 min de leitura

28/11/2025


ree

Setenta estudantes da rede estadual de ensino participaram na noite desta quinta-feira (27) da cerimônia de premiação do projeto investigAÇÃO 2025, que aconteceu no Colégio Estadual do Paraná (CEP), em Curitiba. A iniciativa, inédita, da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), foi implementada em fevereiro deste ano em 30 escolas do Estado e teve como propósito capacitar alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio para a participação no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), aplicado em maio.


A avaliação, promovida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com sede em Paris (França), ocorre a cada três anos e analisa o desempenho de estudantes de 15 anos em diversos países, além de identificar fatores associados à aprendizagem.

O investigAÇÃO consistiu em aulas preparatórias alinhadas à metodologia do PISA, que se diferencia de avaliações nacionais como o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e o Enem por apresentar situações-problema contextualizadas e que exigem raciocínio crítico.


Na preparação para a avaliação, os estudantes foram organizados em equipes e convidados a discutir desafios socioambientais, propor soluções tecnológicas e exercitar o pensamento científico aplicado ao cotidiano. Os componentes curriculares trabalhados a partir da proposta foram os de Biologia, Matemática e Língua Portuguesa.


Ao todo, participaram do programa cerca de 5 mil estudantes e 360 professores, de escolas de Curitiba, Ponta Grossa, Jacarezinho, Guarapuava, Apucarana, Cascavel e Londrina. A premiação foi estruturada em três categorias: “evolução”, com quatro turmas selecionadas; “projeto de lei”, com dez equipes classificadas e “aprendizagem”, com dez turmas destacadas. No total, 270 estudantes serão reconhecidos: Cascavel (42), Londrina (25), Apucarana (40) e Curitiba (70).


“Os resultados superaram as expectativas”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. “Em 2026, a ideia é ampliar o projeto, com foco especial na Matemática, dando continuidade ao processo de fortalecimento das competências avaliadas internacionalmente”.


Segundo Renata Moura, coordenadora do Desafio Paraná da Seed-PR, o investigAÇÃO mobilizou metodologias ativas e um trabalho colaborativo entre professores e alunos. “As equipes apresentaram soluções inteligentes e contextualizadas, mostrando que a nossa juventude está preparada para analisar problemas reais e propor caminhos. Essa experiência é fundamental não apenas para o PISA, mas para o desenvolvimento integral dos estudantes”, destaca.


Para os estudantes, a experiência resultou em aprendizado, consciência ambiental e construção de pensamento. “Nosso projeto abordou temas ambientais como desmatamento, legislação e os impactos dos desastres ecológicos. Trabalhamos soluções sustentáveis e refletimos sobre o nosso papel no meio ambiente do futuro. Discutimos desde a viabilidade de carros movidos a gás até leis relacionadas a emergências ambientais. Foram várias áreas envolvidas ao mesmo tempo, o que tornou o processo ainda mais interessante”, explica Kamahl Salin Carneiro de Oliveira, 15 anos.

Como forma de reconhecimento, os alunos serão premiados com certificados, tablets, mochilas e camisetas.


APOIO – A etapa final do investigAÇÃO 2025 contou com o apoio de três empresas patrocinadoras que subsidiaram integralmente a premiação dos estudantes e professores. A Editora Munera aportou R$ 100 mil ao projeto. Com esse investimento, a empresa viabilizou, em conjunto com a Quizizz do Brasil, a entrega de 270 tablets para todos os estudantes e professores reconhecidos.


Além disso, a English First Educação Especializada e Viagens ao Exterior Ltda. apoiou a iniciativa com a entrega de 300 mochilas e 300 camisetas personalizadas do projeto. Somados, os investimentos superam R$ 150 mil, sem qualquer ônus para a administração pública.


EDITAL – A Seed-PR mantém, desde o final de agosto, um edital aberto para captação de apoio institucional a projetos educacionais. A normativa permite que iniciativas da Secretaria recebam bens ou serviços como forma de patrocínio, ampliando a participação de empresas no fortalecimento de ações estratégicas. O edital segue aberto até a primeira semana de dezembro e contempla diversos programas em andamento.


Para 2026, está prevista a publicação de novas chamadas públicas, reforçando o compromisso da Secretaria com parcerias que gerem impacto direto na aprendizagem.


PISA – O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) é uma avaliação global promovida a cada três anos pela OCDE para medir o desempenho de estudantes de 15 anos em leitura, matemática e ciências.


Além de comparar conhecimentos, o estudo analisa fatores que influenciam a aprendizagem dentro e fora da escola, permitindo que os países avaliem suas políticas educacionais e implementem melhorias. No Brasil, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é responsável pela aplicação do exame, coordenando desde a tradução dos instrumentos até a análise dos resultados.


O PISA também explora domínios inovadores, como Resolução de Problemas e Letramento Financeiro, ampliando a compreensão sobre as competências dos estudantes. O Brasil participa da avaliação desde sua primeira edição, em 2000, e integra um grupo crescente de países que utilizam os dados para aprimorar a qualidade e a equidade na educação.

 

 

Foto: Lucas Fermin/SEED-PR


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page