Iniciativa sem custo na declaração do Imposto de Renda pode ajudar idosos; saiba como fazer
- admjornale
- há 12 minutos
- 2 min de leitura
08/05/2025

O Lar dos Idosos Recanto do Tarumã está entre as 41 organizações da sociedade civil (OSCs) aptas a captar recursos oriundos de parte do Imposto de Renda a pagar pelos contribuintes pessoa física. Isso pode ser feito no mesmo formulário da declaração de rendimentos, a ser entregue até o dia 31 de maio. Quem colaborar, estará ajudando a entidade a atender os idosos acolhidos no local.
A proposta da entidade foi aprovada pelo Fundo Municipal da Pessoa Idosa. Ela visa garantir a compra de alimentos, suplementos alimentares e até insumos para horta e jardim. É de lá que vem parte dos alimentos para a mesa dos atualmente 120 moradores, todos homens em situação de vulnerabilidade encaminhados pela Fundação de Ação Social (FAS).
“É gratificante ver como a destinação de IR, uma ação simples e sem custo, pode se transformar em cuidado real com pessoas. Nosso trabalho, como órgão da administração municipal, é criar caminhos para fortalecer as organizações, que fazem a diferença todos os dias”, argumenta a secretária municipal do Desenvolvimento Humano (SMDH), Amália Tortato.
Para onde vai o dinheiro
Diariamente, conta a nutricionista responsável pela elaboração dos cardápios do Recanto do Tarumã, Bárbara Monteiro, são servidas seis refeições por pessoa. “Sempre temos alimentos como frutas, sucos, hortaliças e peixe, além das dietas especiais”, explica. Essas dietas são fornecidas por sonda enteral para cerca de 30 idosos que não podem se alimentar, além de itens especiais para a nutrição de pessoas com diabete e obesidade.
Morador do espaço há cerca de 10 anos, Valfredo Borini retribui a hospedagem e os cuidados que recebe com um tipo de trabalho que, para ele, tornou-se um prazer: jardinagem e agricultura urbana. A atividade tem caráter ocupacional.
Foi o morador quem se prontificou a cuidar das áreas plantadas. Sob sua supervisão estão flores, o pomar de cítricos, as hortas, o minhocário e a produção do adubo para reforçar a nutrição das flores e também das hortaliças que acabam por fazer parte dos cardápios do dia a dia. “Tudo isso me faz muito bem. Quando comecei a mexer na terra, vieram as lembranças da casa da minha avó, que tinha um jardim enorme”, justifica.
Muitas formas de ajudar
Todo contribuinte pessoa física que declarar Imposto de Renda pelo formulário completo, pode destinar até 3% do imposto devido para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa. Essa, porém, não é a única forma de ajudar os idosos do Recanto do Tarumã.
A coordenadora de projetos da instituição, Fernanda Salles, observa que o público também pode contribuir de outras formas. “É possível doar itens diversos para serem vendidos nos bazares que organizamos, participar do voluntariado e fazer contribuições em dinheiro via boleto”, informa.
Para isso, diz Fernanda, é importante visitar o local e conhecer a extensão das iniciativas desenvolvidas com os moradores. Além de hospedagem, roupas limpas, alimentação e atividades ocupacionais, os eles recebem avaliação geriátrica completa e acompanhamento de saúde.
Foto: Levy Ferreira/SECOM