Com nota máxima, Curitiba é líder em emprego e renda entre as capitais no Brasil
- admjornale
- há 3 horas
- 6 min de leitura
08/05/2025

Curitiba é a capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento em emprego e renda no Brasil. A cidade atingiu a nota máxima no setor, 1,0000, de acordo com o estudo divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) nesta quinta-feira.
“O resultado demonstra que as políticas públicas de Curitiba estão no caminho certo, promovendo oportunidades e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos. Seguiremos firmes, com responsabilidade e inovação, para que a nossa cidade continue sendo referência nacional”, comenta o prefeito Eduardo Pimentel.
A pontuação reflete a pujança econômica de Curitiba, com alta capacidade de geração de empregos e distribuição de renda. O estudo avalia diversos aspectos, como absorção de mão de obra local, diversidade econômica, taxa de pobreza, em levantamento que considera o período entre 2013 e 2023.
“O mercado de trabalho em Curitiba está aquecido, as empresas contratando e a Prefeitura criando novas soluções para tornar os serviços municipais prestados aos empreendedores cada vez mais facilitados e desburocratizados”, comenta o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.
Curitiba se beneficia de políticas públicas voltadas ao empreendedorismo, qualificação profissional e inovação. Em um cenário de recuperação pós-pandemia, a cidade mostrou que é possível combinar crescimento econômico com inclusão produtiva.
Entre os programas da atual gestão estão o Tarifa Zero a Caminho do Emprego, o Sine Móvel, Espaços Empreendedor e o Vale-Qualificação. O prefeito Eduardo Pimentel também tem priorizado a geração de empregos por meio de obras públicas, que melhoram a infraestrutura urbana e criam oportunidades de trabalho.
O que o estudo considera:
Absorção da mão de obra formal.
Proporção de desligamentos voluntários.
PIB per capita.
Participação dos salários no PIB.
População pobre ou de baixa renda.
Diversidade econômica.
Melhor desenvolvimento humano
Curitiba é a capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento, segundo estudo divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). A capital paranaense também figura na terceira posição entre todos os 5.550 municípios avaliados pela entidade para a composição do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM).
A mensuração do desenvolvimento humano é baseada em três eixos: emprego e renda, saúde e educação. Foram determinados quatro conceitos para o IFDM: entre 0,0 e 0,4 indicam que o município tem desenvolvimento crítico; entre 0,4 e 0,6, desenvolvimento baixo; 0,6 e 0,8, moderado; e entre 0,8 e 1,0, alto.
Curitiba tem o índice geral de 0,8855, o que coloca o município como a capital mais desenvolvida e a terceira cidade do país com o melhor desempenho, atrás apenas de Águas de São Pedro (SP) e São Caetano do Sul (SP). No eixo emprego e renda, Curitiba alcançou o índice máximo (1,0000). Em educação, 0,8394 e, em saúde, 0,8171.
“O levantamento é feito desde 2013 e, de lá pra cá, nosso índice geral aumentou 8,8%. É mais um indicativo de que estamos no caminho certo”, comemorou Eduardo Pimentel.
Geração de empregos
Curitiba gerou 15.143 empregos com carteira assinada no primeiro trimestre, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no final de abril pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Foi o terceiro melhor resultado entre todas as cidades do país no período. Ficou atrás apenas de São Paulo (48.250) e Brasília (DF), com 17.800.
A capital tem atualmente 822.978 pessoas empregadas com carteira assinada. O saldo trimestral, de 15.143, é a diferença entre 159.883 admissões e 144.740 demissões no período.
Onde posso procurar emprego em Curitiba?
É possível consultar vagas de trabalho e ser encaminhado para entrevistas de emprego pelas 11 unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) curitibano, que também oferecem orientações sobre emissão e utilização da Carteira de Trabalho Digital.
Onde ficam e quais são os horários do Sine?
Curitiba conta com dez unidades “fixas” – nove Ruas da Cidadania e na Administração Regional CIC – que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento é feito por ordem de chegada. A 11ª unidade é itinerante, o Sine Móvel, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30, cada dia em um local. Confira a programação neste NESTE LINK.
Quais são os endereços de atendimento do Sine?
Sine Bairro Novo – Rua da Cidadania Bairro Novo (R. Tijucas do Sul,1.700)
Sine Boa Vista – Rua da Cidadania Boa Vista (Av. Paraná, 3.600)
Sine Boqueirão – Rua da Cidadania Boqueirão (Av. Mal. Floriano Peixoto, 8.430)
Sine Cajuru – Rua da Cidadania Cajuru (Av. Pref. Maurício Fruet, 2.150)
Sine Fazendinha – Rua da Cidadania Fazendinha (R. Carlos Klemtz, 1.700)
Sine Matriz – Rua da Cidadania Matriz (Pç. Rui Barbosa, 101)
Sine Pinheirinho – Rua da Cidadania Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2.033)
Sine Santa Felicidade – Rua da Cidadania Santa Felicidade (R. Sta Bertilla Boscardin, 213)
Sine Tatuquara – Rua da Cidadania Tatuquara (R. Olivardo Konoroski Bueno, 100)
Sine Móvel – Confira a programação neste link
O que é o programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego?
O Tarifa Zero a Caminho do Emprego é um programa lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel que concede passagem de ônibus gratuita para quem for fazer entrevista de emprego encaminhado pelo Sine Municipal. O candidato recebe o valor equivalente ao de duas passagens no cartão-transporte Urbs, categoria Usuário, para ir até o local de seleção da empresa contratante e voltar para casa.
Com as passagens, a pessoa pode utilizar todas as linhas urbanas da Rede Integrada de Transporte do município, com exceção da Linha Turismo, e fazer as integrações disponíveis, mas deve estar ciente que estes créditos devem ser usados exclusivamente para deslocar-se até a entrevista de emprego.
O sistema permite emitir por candidato até três encaminhamentos por mês para processos seletivos. Caso o trabalhador ultrapasse a quota, deve solicitar avaliação em atendimento presencial no Sine municipal.
Quem tem direito ao programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego?
É necessário ser morador de Curitiba.
Ter renda familiar de até três salários mínimos.
Estar desempregado e à procura de emprego.
Ter um encaminhamento para processo seletivo emitido por uma das unidades do Sine municipal.
Quero melhorar meu currículo, o que posso fazer?
Os Liceus de Ofícios da Prefeitura de Curitiba oferecem cursos de qualificação profissional para jovens (a partir de 14 anos) e adultos, especialmente em situação de vulnerabilidade e risco social. Os cursos possuem aulas das áreas Administrativa, Informática, Turismo e Hotelaria, Vendas e Serviços e Empreendedorismo. Confira a programação dos cursos disponíveis NESTE LINK.
Quais os documentos necessários?
Os cursos têm divulgação mensal e são realizados presencialmente nos Núcleos Regionais da FAS (Fundação de Ação Social). Os documentos necessários são:
Carteira de Identidade
CPF
Certidão de Nascimento
Comprovante de Escolaridade
Comprovante de Endereço
Quais são os locais de atendimento?
Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade. As Unidades de Capacitação Profissional são:
Liceu de Ofícios Bairro Alto (R. Jorn. Alceu Chichorro, 323);
Liceu de Ofícios Bairro Novo (R. Tijucas do Sul, 1.691);
Liceu de Ofícios Boa Vista (Av. Paraná, 3.600);
Liceu de Ofícios Caic Cândido Portinari (R. Antônio Geroslau Ferreira, 451);
Liceu de Ofícios Cajuru (R. Leonardo Novicki, 983);
Liceu de Ofícios Casa Klemtz (R. Carlos Klemtz, 1238);
Liceu de Ofícios Curitiba (R. Mons. Celso, 35);
Liceu de Ofícios e Inovação Boqueirão (Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430);
Liceu de Ofícios e Inovação Cajuru – Fab Lab (Av. Pref. Maurício Fruet, 2150);
Liceu de Ofícios Fazendinha (R. Carlos Klemtz, 1700);
Liceu de Ofícios Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2033);
Liceu de Ofícios Santa Felicidade (R. Sta Bertilla Boscardin, 213);
Liceu de Ofícios Santa Rita (R. Enette Dubard, 602);
Liceu de Ofícios Uberaba (R. Augusto David de Moraes, 160).
Quero me tornar um MEI em Curitiba, o que posso fazer?
Deve procurar o Espaço Empreendedor para formalizar o seu negócio. São 10 endereços pela cidade, localizados nas Ruas da Cidadania e na Administração Regional CIC. O atendimento é feito com horário agendado pela Agenda Online ou via aplicativo Curitiba APP. Marque o dia e horário de atendimento NESTE LINK. Não há cobrança de qualquer valor pelos serviços prestados.
O que é um Microempreendedor Individual (MEI)?
Um Microempreendedor Individual (MEI) é aquele que fatura até R$ 81.000,00 por ano e não participa ou é sócio de outra empresa. Ele pode contratar apenas um funcionário recebendo salário mínimo ou piso da categoria e as atividades exercidas são as permitidas pela legislação vigente.
Quais são os serviços prestados no Espaço Empreendedor?
Além da abertura como MEI, o microempreendedor pode solicitar serviços para a gestão de seu negócio como:
Atualização de dados.
Consulta Prévia de Viabilidade – CPV.
Emissão de notas fiscais.
Oferta de consultoria qualificada em áreas como marketing, finanças, planejamento, gestão e controle financeiro do negócio.
Inclusão no Cadastros de Fornecedores da Prefeitura.
Auxílio na emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN).
Auxílio na emissão de certidões negativas (municipal, estadual, federal, FGTS e trabalhista).
Análise de crédito com apoio do Fundo de Aval Garantidor da Prefeitura.
Quais são os locais de atendimento do Espaço Empreendedor?
São dez endereços:
Espaço Empreendedor Bairro Novo – Rua da Cidadania Bairro Novo (R. Tijucas do Sul, 1.700).
Espaço Empreendedor Boa Vista – Rua da Cidadania Boa Vista (Av. Paraná, 3.600).
Espaço Empreendedor Boqueirão – Rua da Cidadania Boqueirão (Av. Mal. Floriano Peixoto, 8.430).
Espaço Empreendedor Cajuru – Rua da Cidadania Cajuru (Av. Pref. Maurício Fruet, 2.150).
Espaço Empreendedor CIC – Administração Regional CIC (R. Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460).
Espaço Empreendedor Fazendinha – Rua da Cidadania Fazendinha-Portão (R. Carlos Klemtz, 1.700).
Espaço Empreendedor Pinhão HUB – (R. Engenheiros Rebouças 1.732).
Espaço Empreendedor Pinheirinho – Rua da Cidadania Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2.033).
Espaço Empreendedor Santa Felicidade – Rua da Cidadania Santa Felicidade (R. Sta Bertilla Boscardin, 213).
Espaço Empreendedor Tatuquara – Rua da Cidadania Tatuquara (R. Olivardo Konoroski Bueno, 100).
Foto: Hully Paiva/SECOM