top of page

IAT fecha trilha e multa responsável por acesso clandestino ao Pico Paraná

  • há 4 horas
  • 2 min de leitura

07/04/2026


Entre os crimes estão o de facilitar o acesso ao parque por meios irregulares


ANPR
ANPR

O Instituto Água e Terra (IAT) fechou uma trilha clandestina que permitia acessar o Parque Estadual Pico Paraná de maneira ilegal, por meio de um terreno lindeiro à Unidade de Conservação (UC), localizada entre os municípios de Campina Grande do Sul e Antonina. O responsável pela área foi notificado e recebeu três Autos de Infração Ambiental (AIAs) que, somados, alcançaram R$ 23 mil. Entre os crimes ambientais cometidos estão o de facilitar o acesso ao parque por trilha irregular; desrespeito ao embargo da trilha; e dificultar ação de fiscalização.

 

A passagem ilegal foi identificada durante uma força-tarefa coordenada pelo órgão ambiental que fiscalizou, entre os dias 24 e 31 de março, diferentes UCs do Estado. O balanço da operação será divulgado nesta quarta-feira (08) pelo IAT, autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

 

Além de multar o proprietário, a equipe do Instituto bloqueou o acesso clandestino e instalou placas de sinalização para reforçar a indicação das entradas corretas do parque. “Vamos intensificar, ao longo deste ano, a fiscalização dentro e no entorno das Unidades de Conservação do Paraná. O foco é orientar os turistas para que não sejam induzidos ao erro, como nesse caso da trilha ilegal ao Pico Paraná”, afirma o coordenador da força-tarefa e chefe do escritório regional do IAT em Maringá, Antônio Carlos Cavalheiro Moreto.

 

O órgão reforça que para visitar o Pico Paraná de maneira legal, sem cometer nenhum tipo de crime ambiental, é necessário o preenchimento do cadastro obrigatório em uma das bases do IAT na Unidade de Conservação. Entre as informações solicitadas estão dados pessoais, telefone, contatos de emergência e horário de início da visita. Depois, na saída da UC, os turistas precisam retornar à base para “fechar” a ficha, concluindo assim o processo.


 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page