Horto Municipal do Guabirotuba cultiva as flores que embelezam e colorem o Natal de Curitiba
- admjornale
- há 3 horas
- 2 min de leitura
12/11/2025

Como parte da preparação para o Natal de Curitiba 2025, o Horto Municipal do Guabirotuba já começou a distribuir as mudas de flores que ajudam a deixar a cidade no clima de fim de ano. São as sálvias e begônias vermelhas que estão enfeitando praças, parques e canteiros por toda a capital. No caso das sálvias, elas também vão compor as tradicionais Árvores da Vida, decoradas apenas com flores, no Jardim Botânico e no Largo da Ordem.
Neste ano, o Horto Municipal produziu mais de 150 mil sálvias e begônias vermelhas. O cultivo começou há cerca de 60 dias, em uma produção especial voltada exclusivamente para o período natalino. Enquanto estão nas estufas do Horto, as mudas recebem irrigação e adubação diárias, conforme as condições do clima.
Segundo o engenheiro agrônomo Daniel Salvador Schlichta, coordenador de projetos do Horto Municipal do Guabirotuba, o plantio das flores já está ocorrendo em diversos pontos da capital, como o Parque Papa Francisco, o Parque Tanguá, a Praça Santos Andrade, a Praça Generoso Marques, a Praça João Cândido (Belvedere) e a Praça Rui Barbosa. “Na próxima semana, vamos realizar o novo plantio no Jardim Botânico”, conta ele.
Além disso, o Horto Municipal também cultiva as flores que enfeitam os tradicionais vasos do calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro, e de outros pontos da cidade. São mais de 1.400 floreiras espalhadas por Curitiba, que recebem sálvias e begônias vermelhas, reforçando o clima natalino nas principais áreas de circulação. Nesta semana, vários vasos tiveram suas flores renovadas no Centro.
Árvores da vida
No caso das sálvias, cerca de 15 mil mudas foram cultivas em copinhos para as Árvores da Vida, sendo que cada uma delas utiliza aproximadamente 7,5 mil unidades. As flores são plantadas em copinhos reaproveitados, como os de iogurte, que se encaixam perfeitamente nas estruturas metálicas das árvores, formando o visual característico do Natal curitibano.
Antes disso, as equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente preparam os locais com os sistemas de irrigação automatizada, garantindo o frescor e a vitalidade das flores durante todo o período festivo.
“O sistema de irrigação é reforçado por caminhões-pipa, que circulam pela cidade e fazem a irrigação dos vasos das Árvores da Vida e do solo dos canteiros dos espaços públicos. Assim, a terra permanece úmida, mas sem encharcar. O cuidado assegura que as flores fiquem viçosas e coloridas até o fim das comemorações de fim de ano”, salienta Schlichta.
O Horto Municipal do Guabirotuba é vinculado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Com realização da Prefeitura de Curitiba, o Natal de Curitiba 2025 é apresentado pelo Bradesco e também tem como patrocinadores: Governo do Paraná, Ademicon, Condor Super Center, O Boticário, Rumo, Grupo Potencial, Ligga, Uninter, Electrolux, Volvo do Brasil, PUCPR/Grupo Marista, Família Madalosso, Consórcio Servopa, MiniPreço, Tenda, Cenarium Brasil, Favretto, Abrasel-PR, Leroy Merlin, Valor Real Construtora, Realiza Eventos e Festtone. A programação ocorre de 24 de novembro a 6 de janeiro, com apresentações até 23 de dezembro.
Foto: Isabella Mayer/SECOM




