História, música e arte embalam primeiro encontro de aposentados do Programa Vida Nova no Memorial Paranista
- admjornale
- há 1 hora
- 2 min de leitura
22/01/2026

A primeira atividade do programa Vida Nova, realizada nesta quarta-feira (21/1), reuniu aposentados e pensionistas para uma tarde repleta de história no Memorial Paranista, no bairro São Lourenço. O roteiro seguiu por uma visita mediada e uma experiência imersiva na exposição Orquestra Didática.
A visita marca o início do calendário de 2026 do programa do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), que promove atividades voltadas aos aposentados e pensionistas 50+ da Prefeitura de Curitiba.
Durante a tarde, dois guias do setor educativo do Memorial conduziram o passeio pelas salas de exposições enquanto contavam histórias e inspirações das esculturas feitas pela figura emblemática do Movimento Paranista, o artista paranaense João Turin.
Imersão na música clássica
Após o tour pelo memorial, os participantes puderam explorar a exposição Orquestra Didática, no Teatro Cleon Jacques, que apresenta detalhes da construção de uma orquestra sinfônica por meio de telas e alto-falantes dispostos pelo tablado.
Para Rosnele Armstrong, que participa pela primeira vez de uma atividade do programa, a exposição foi uma oportunidade de imergir na música clássica de Beethoven.
“Me aposentei no primeiro dia do ano e vejo esta nova fase da vida como uma música, porque, assim como ela, a aposentadoria é feita para se descontrair e relaxar. Como apreciadora da música clássica, amei a exposição e com certeza vou trazer minha família para conhecer”, contou.
A exposição integrou a programação Oficina de Música de Curitiba 2026 e segue em cartaz até 1º de fevereiro, com entrada gratuita.
Saiba mais sobre a programação do Memorial Paranista no Guia Curitiba.
Descontração e aprendizado
Mais do que um simples passeio, as atividades do Vida Nova convidam os participantes a se “desligarem” do mundo, como pontua a aposentada Fabiana Millek. Ela conta que já visitou o espaço com seus alunos e agora pode apreciar as obras com calma, o que antes não conseguiu.
“Adoro participar destes passeios porque a gente se distrai na companhia dos colegas enquanto aprende sobre arte e a história de onde vivemos. É sempre bem proveitoso este tipo de atividade no dia a dia”, destaca.
Programa Vida Nova
O Vida Nova promove o bem-estar de aposentados e pensionistas da Prefeitura com mais de 50 anos, propõe atividades, confraternizações e reencontros entre antigos colegas da profissão. O calendário de atividades é disponibilizado mensalmente e atualizado regularmente no site do Instituto.
Foto: Levy Ferreira/SECOM









Comentários