07/06/2023
O presidente da Stellantis e da Ferrari, John Elkann, teve pedido acatado pela justiça italiana nessa terça-feira, dia 6, contra sua mãe, Margherita Agnelli, de 67 anos. Ele quer a suspensão do processo de herança que ameaça o controle dos negócios da família bilionária italiana.
Margherita não aceita os acordos sobre a herança de seu pai, Gianni Agnelli, o industrial italiano mais proeminente do pós-guerra à frente da Fiat e da Ferrari, e de sua mãe Marella Agnelli.
Ela alega que os acordos de herança que efetivamente encerraram seus direitos nos negócios da família não eram apropriados, porque sua mãe era residente legal na Itália quando morreu, e não na Suíça.
Se Margherita Agnelli conseguir provar que a
residência formal de sua mãe era a Itália, e não a Suíça, isso possibilitaria modificar as disposições de
herança. A lei italiana não permite que os direitos de bens e patrimônios sejam renunciados antes
da morte de uma pessoa.
O tribunal de Turim definiu que o caso deve ser suspenso enquanto se aguarda o processo de julgamentos atualmente em andamento na Suíça.
A propriedade em disputa controla a Giovannni Agnelli BV, que é um dos maiores investidores da Exor com valor de U$ 10,7 bilhões.
A Exor é controladora da Ferrari, CNH Industrial e investidaroa da Stellantis, um grupo automotivo composto por Citröen, Jeep, Fiat, e Peugeot.
Imagem: Montagem Jornale
Comments