top of page

Guto Silva abre Smart City e posiciona Curitiba no centro do debate global sobre cidades

  • 26 de mar.
  • 2 min de leitura

26/03/2026


O secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, participou nesta quarta-feira (25) da abertura do Smart City Expo Curitiba 2026, um dos principais eventos da América Latina voltados à inovação e tecnologia para cidades inteligentes. A programação segue até sexta-feira (27), com debates e apresentação de soluções para os desafios urbanos.


Para o secretário, o conceito de cidades inteligentes envolve gestão eficiente e troca de experiências entre municípios. Segundo ele, as cidades precisam compartilhar soluções para desafios comuns, como saneamento, mobilidade e captação de água. “É a cidade que tem a possibilidade de trocar soluções em saneamento, captação de água, mobilidade e outros eixos que são os grandes desafios para as metrópoles do Brasil e do mundo”, afirmou.


Guto Silva também destacou a importância da formação de talentos para o desenvolvimento econômico. Ele ressaltou que o Paraná aposta na qualificação de jovens voltados ao setor tecnológico. “No Paraná queremos formar um celeiro de talentos, essencial para o desenvolvimento econômico, formando jovens para o futuro do mercado de trabalho vinculado à tecnologia”, disse.


O secretário ressaltou ainda o protagonismo de Curitiba no cenário internacional e a relevância do evento para o debate global sobre cidades. Segundo ele, a capital reúne lideranças e especialistas de diferentes países para discutir o futuro urbano. “Não temos dúvida da importância de Curitiba liderar esse processo de cidades inteligentes”, afirmou.


Segundo o secretário, o conceito de smart city vai além da tecnologia e está ligado à eficiência da gestão pública. Segundo ele, o foco deve ser a melhoria da vida da população. “Cidade inteligente é fazer mais com menos, otimizar recursos e cuidar de verdade da população. Não é apenas tecnologia ou equipamentos, é gestão para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

 

 

Foto: Alex Adam-Secid/Pr


 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page