top of page

Guardas municipais recebem exemplares do livro que comemora os 40 anos da corporação

há 2 horas
2 min de leitura

24/09/2026


Lançado no último dia 3, em comemoração às quatro décadas de criação da Guarda Municipal de Curitiba, o livro Guarda Municipal de Curitiba: 40 anos de história, Dedicação e Proteção será entregue para todo o efetivo da corporação.


O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), Rafael Ferreira Vianna, está realizando as entregas nos núcleos regionais e nos grupos especiais, proporcionando para todos os servidores o acesso ao registro, que resgata momentos importantes da corporação e valoriza a história construída ao longo de 40 anos.


Os livros já foram distribuídos na sede administrativa da Guarda Municipal; na Corregedoria; no Grupo de Operações Especiais (GOE); e nos núcleos regionais do Cajuru e da Matriz.


De acordo como secretário, a entrega do livro é uma forma de agradecer e reconhecer os profissionais que atuam na parte operacional da instituição.


Ele destacou que o livro faz parte de um dos objetivos do Planejamento Estratégico Decenal para o fortalecimento da instituição. A obra é o reconhecimento de todas as pessoas que trabalharam para a guarda ser o que é hoje e também para que os mais novos entendam que devemos ter respeito pelo passado. "Através do livro nós também fortalecemos a imagem da Guarda perante outras instituições. Hoje mesmo nós entregamos um dos exemplares para o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ivens Zschoerper Linhares, e para o Conselheiro do TCE Ivan Bonilha”, explicou.


O inspetor Vanderson Lima Cubas é um dos 110 guardas da primeira turma, que se formou em agosto de 1988. Ele acompanhou o lançamento do livro que eterniza uma carreira de quase 40 anos na instituição. "Eu ingressei na GM com 21 anos e tenho um orgulho enorme de fazer parte dessa história, esse livro representa um reconhecimento por tudo que vivemos e serve para que os mais novos possam conhecer a história”, ressaltou.


O livro


A obra de autoria do jornalista Diego Antonelli, com projeto gráfico do designer Marcos Fernando de Oliveira Filho, apresenta registro histórico detalhado de como era feita a segurança pública em Curitiba antes da criação da Guarda Municipal, do processo de fundação da instituição - desde a aprovação do projeto de lei em junho de 1986 que deu origem ao embrião, o Serviço de Vigilância Municipal, até o Planejamento Estratégico Decenal da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (2025–2035), elaborado para nortear o futuro da atuação da corporação nos próximos dez anos.


Após quatro décadas a corporação se transformou, tornou-se mais robusta e moderna, com profissionais altamente capacitados, equipamentos e armamentos  modernos, novas viaturas, tecnologias embarcadas nas viaturas, a Muralha Digital, com 12 grupamentos e patrulhas especializadas para combater a criminalidade, destacando-se como uma das principais instituições do país, com efetivo hoje de 1.320 servidores, sendo 1.217 homens e 103 mulheres.

 

 

Foto: Ricardo Derverson/GMC


 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page