top of page

Guardas municipais de Curitiba atendem 14% mais ocorrências no 1º semestre

14/07/2021


A principal ocorrência de flagrante da GM é relacionada ao uso ou comércio de drogas



Os guardas municipais de Curitiba atendem a uma média de 174 ocorrências por dia. De janeiro a junho, houve 31.326 registros, o que corresponde a um acréscimo de 14% quando comparado ao mesmo período do ano anterior, que somou 27.471 ocorrências.


Balanço divulgado neste mês em que a corporação completa 35 anos também mostra que os profissionais que zelam pela proteção e segurança dos curitibanos fizeram 1,2 mil flagrantes de crimes no primeiro semestre: foram 1,1 mil indivíduos presos e 100 adolescentes apreendidos.


A principal situação que gera flagrante pelas equipes operacionais da Guarda Municipal é relacionada a substâncias ilícitas. São casos de tráfico, porte e uso de drogas que totalizaram 360 encaminhamentos à autoridade policial nos seis primeiros meses do ano.


Na sequência, chama a atenção o número de atendimentos feitos à mulher vítima de violência: 149 casos. São 95 prisões de agressores que descumpriram medida protetiva prevista na Lei Maria da Penha e concedida pelo Poder Judiciário e outros 54 registros de flagrantes por agressão física ou verbal cometida somente contra mulheres.


Além do atendimento emergencial a esses casos, para os quais é deslocada a equipe mais próxima do local informado via telefone 153 (Centro de Operações da Guarda Municipal), a corporação mantém um grupo exclusivo dedicado a visitas periódicas e a orientações à mulher vítima de crime - a Patrulha Maria da Penha.


O total de situações diversas de agressões físicas e verbais alcança 84 prisões e apreensões (entre as quais as 54 mencionadas contra mulheres). Furtos respondem por 126 flagrantes e roubos por 77.


Foto: Ricardo Deverson/Guarda Municipal

Últimas Notícias

bottom of page