top of page

Guarda Municipal reforça combate ao furto de cabos com duas prisões em dois dias

  • admjornale
  • há 1 hora
  • 2 min de leitura

19/11/2025


ree

A Guarda Municipal (GM) de Curitiba registrou, nesta semana, dois avanços importantes dentro da Operação Cabo Seguro, com prisões realizadas em dias consecutivos em diferentes regiões da cidade.


Na segunda-feira (17/11), a equipe foi acionada para verificar um possível furto de fiação na Usina Hidrelétrica Nicolau Klüppel, no Parque Barigui. No local, os guardas encontraram um poste e diversos cabos e peças metálicas arrancados da estrutura. Um suspeito tentou fugir ao perceber a chegada da equipe, mas foi detido. Com ele, havia ferramentas utilizadas para remover a terra e cortar fios, além de pedaços de cabo de cobre.


Já na terça-feira (18/11), no bairro Água Verde, a GM foi novamente acionada para uma situação de furto de cabos de telefonia na Rua Silveira Neto. Os agentes localizaram um suspeito enrolando cerca de cinco quilos de fios retirados de um poste, além de uma serra de corte usada na ação. Ele também foi detido e encaminhado à Central de Flagrantes.


As ocorrências reforçam a importância da atuação contínua da Guarda Municipal no enfrentamento a esse tipo de crime, que causa prejuízos ao patrimônio público e impacta diretamente em serviços essenciais como telefonia, internet e iluminação.


A população pode colaborar com a Operação Cabo Seguro. Para denunciar, basta ligar para a Guarda Municipal pelo telefone 153, disponível 24 horas.


Balanço


A Operação Cabo Seguro foi criada para coibir os furtos, a receptação e o comércio ilegal de cabos e fios de cobre de semáforos e sistemas de comunicação.


Nas oito fases realizadas este ano, 39 locais que compram e revendem materiais recicláveis e sucatas foram vistoriados, 26 pessoas foram presas, 22 estabelecimentos receberam notificações da Secretaria Municipal de Urbanismo e 8 autos de infração foram emitidos.

 

Foto: Isabella Mayer/SECOM


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page