Grupo Espírita Anna Franco promove bazar para enxovais de recém-nascidos de catadoras de recicláveis do Programa Ecocidadão
- admjornale
- há 51 minutos
- 2 min de leitura
24/11/2025

O Grupo Espírita Anna Franco realizará, nos dias 25, 26 e 27 de novembro, um bazar beneficente com artigos para casa, decoração e jogos de toalhas. A ação tem como objetivo a arrecadação de recursos para a produção de enxovais para os bebês das catadoras de materiais recicláveis da associação do Ecocidadão.
O bazar é realizado anualmente desde 2023 na sede do Grupo Espírita Anna Franco, na Rua Ermelino de Leão, 375, no Centro. Todo o dinheiro arrecadado será utilizado na compra de tecidos, linhas, agulhas e manutenção das máquinas de costuras para a confecção dos enxovais.
Kit completo
O enxoval produzido pelas voluntárias conta com cueiro, cobertor, travesseiro, toalha de banho, touca, tip top, sapatinhos, casaquinhos, panos de boca, conjuntos de camisetas e jardineiras. Feito e embalado com muito carinho e dedicação, o enxoval teria o valor em torno de R$ 400, caso fossem comprados pelas mães.
Ecocidadão
O Ecocidadão é um programa de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) que busca a melhoria na qualidade de vida dos catadores e o fortalecimento da cadeia de reciclagem de Curitiba. As associações de catadores de material reciclável da cidade recebem, fazem a triagem e comercializam os resíduos da coleta seletiva.
A diretora do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem, conta sobre a importância que os bazares promovidos pelo Grupo Espírita Anna Franco têm na vida das catadoras de resíduos recicláveis.
“Graças ao trabalho das voluntárias, as catadoras de recicláveis grávidas recebem um grande apoio. Essas ações ajudam muito as mulheres que estão em um momento lindo que é a gravidez e ao mesmo tempo colabora no orçamento dessas famílias”, explica.
No programa, 50 associações de catadores de materiais recicláveis possuem contratos formais junto ao município de Curitiba. Dos cerca de mil catadores participantes dessas associações, 70% são mulheres.
Cada cooperativa da iniciativa é remunerada conforme a quantidade de material recebido, com o valor sendo utilizado para cobrir as despesas. O lucro vem da venda dos materiais separados em barracões que atendem esta etapa da cadeia de reciclagem.
Serviço
Bazar beneficente do Grupo Espírita Anna Franco
Data: 25 a 27 de novembroHorário: 14h às 17hLocal: Rua Ermelino de Leão, 315 - Centro
Foto: Ricardo Marajó/SECOM








