Governo lança Asfaltômetro para população acompanhar obras do Asfalto Novo
- JORNALE
- há 3 horas
- 2 min de leitura
02/09/2025
Pelo site é possível conferir a quilometragem de ruas que já foram pavimentadas

A população vai poder acompanhar em tempo real as obras do Asfalto Novo, Vida Nova. O governador Ratinho Junior, o vice-governador Darci Piana e o secretário estadual das Cidades, Guto Silva, lançaram nesta terça-feira (2) o Asfaltômetro, ferramenta que permite acessar os dados do maior programa de urbanização da América do Sul, que está levando asfalto, galerias pluviais, calçadas e iluminação de LED aos municípios paranaenses.
Pelo site https://www.parana.pr.gov.br/lp/asfaltonovo é possível conferir a quilometragem de ruas que já foram pavimentadas e o valor investido nessas obras. Até o momento, o painel mostra que já são 362,77 quilômetros de ruas asfaltadas, com R$ 870,6 milhões já aplicados.
“O Asfalto Novo, Vida Nova é o maior programa de urbanização da América do Sul, que está levando asfalto para dentro das cidades, para beneficiar aquelas pessoas que moram em uma rua de terra, com lama e poeira”, salientou o governador. “E agora a população tem uma ferramenta para acompanhar online quantos quilômetros estão sendo feitos, quanto está sendo gasto e quais as cidades já fecharam 100% da sua pavimentação urbana”.
A ferramenta também conta com um mapa interativo com o andamento das obras no Estado e o público pode, ainda, clicar em seu município para obter informações sobre as obras no local. Além do portal, totens físicos – semelhantes ao do programa Nota Paraná – devem ser instalados em frente à Secretaria de Estado das Cidades, no Ahú, e no Centro de Curitiba.
“Este é um mecanismo de transparência para o cidadão poder acompanhar a evolução deste programa, que é inovador”, afirmou Guto Silva. “Sempre se fala muito do impostômetro, que mostra os tributos pagos pelos cidadãos, mas no Paraná criamos o Asfaltômetro, para detalhar o que é devolvido à população em forma de obras e melhorias que transformam a vida de muita gente”.