Férias no Zoo de Curitiba trazem diversão gratuita com desafios sobre os macacos-prego
- admjornale
- há 1 dia
- 2 min de leitura
07/01/2026

As manhãs e tardes no Zoológico Municipal de Curitiba, no Alto Boqueirão, estão repletas de diversão e aprendizado ambiental. No dia 2 de janeiro começaram as atividades gratuitas das férias do verão 2026 do Zoo.
Com o tema “Trilha dos desafios - participe e entenda por que macacos não são pets”, crianças e adultos vão aproveitar muito o tempo de férias e se sensibilizar sobre os cuidados com os primatas e outros animais silvestres. As atividades seguem até o dia 1º de fevereiro.
Além da trilha dos desafios, os integrantes da Família Folhas apresentam um teatro sobre os cuidados com as florestas, os animais e o meio ambiente.
Todas as atividades são feitas no Centro de Educação Ambiental do Zoo, que fica ao lado do recinto do chimpanzé Bob e em frente à ilha e ao lago onde está o jacaré Sergião (aquele mesmo que vivia no Parque Barigui).
Nesta ilha também foram colocados os 13 macacos-prego apreendidos durante uma operação contra o tráfico de animais silvestres feita pelo Instituto Água e Terra (IAT), no mês de maio de 2025.
Horários
As atividades de férias do Zoo acontecem pela manhã, das 10h30 às 11h30, e à tarde, das 13h30 às 15h, de terça a domingo. O teatro da Família Folhas é encenado às terças, quintas e sábados, às 11h e às 14h. Aos domingos, a presença do Fifo e do Folheco, personagens da Família Folhas, está garantida, falando sobre proteção à fauna e sobre adoção responsável de animais.
Segundo a coordenadora da Educação Ambiental do Zoo de Curitiba, Cláudia Bosa, o objetivo principal das atividades é sensibilizar e conscientizar crianças e adultos sobre a importância do cuidado com a natureza e respeito aos animais.
“Desenvolvemos brincadeiras como eram antigamente, antes de existirem os celulares. O caminho é formado por desafios com atividades simples e divertidas. Na medida que vão superando os desafios, os participantes recebem mais informações e vão avançando pelo caminho”, explicou Cláudia.
São cinco desafios, que envolvem encaçapar caneta numa garrafa, montar um quebra-cabeça, trocar bolinhas de lugar, acertar bolinhas em um buraco e fazer polichinelos, tudo isso recebendo informações sobre os macacos-pregos, que são animais muito inteligentes.
Ao finalizar, o participante ganha uma Cartilha do Zoo de Curitiba, com informações sobre a unidade de conservação da Prefeitura.
Zoo de Curitiba
O Zoo é responsável pelo cuidado de mais de 1,8 mil animais que ficam na área de visitação. São cerca de 589 mil metros quadrados, com aproximadamente 165 recintos. Entre os animais, estão alguns de espécies nativas ameaçadas, inseridos em programas nacionais de conservação.
Mais de 70% dos animais do Zoo vieram de situações de intervenção humana (apreensões, tráfico, circos, maus-tratos) que impossibilitaram sua soltura na natureza. Hoje, recebidos pelo Centro de Apoio à Fauna Silvestre (Cafs), também encontram abrigo e cuidado na unidade de conservação do Alto Boqueirão.
Serviço
Zoológico de CuritibaEndereço: Rua João Micheletto, 1.500 – Alto BoqueirãoVisitação: de terça a domingo, das 10h às 16h. Fechado às segundas-feiras para serviços de manutençãoEntrada gratuita
Foto: Divulgação/Zoológico de Curitiba









Comentários