Fundação Cultural de Curitiba tem credenciamento aberto para espetáculos infantis
- admjornale
- há 5 horas
- 2 min de leitura
30/04/2025

A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) está com credenciamento aberto para profissionais e grupos das áreas de dança, teatro, circo, música e atividades técnicas ligadas à produção artística. Os interessados podem se cadastrar individualmente como artistas ou técnicos, ou ainda inscrever espetáculos e shows para compor o banco de profissionais da FCC.
A maior demanda no momento é por produções voltadas ao público infantil, especialmente para integrar a programação do Domingo no Centro, iniciativa do prefeito Eduardo Pimentel que oferece atrações culturais e serviços gratuitos no Centro da cidade, sempre no último domingo de cada mês.
Atualmente, dos 420 credenciamentos na FCC, três espetáculos cadastrados são específicos para crianças, o que reforça a necessidade de novas inscrições nesse segmento. O edital Credenciamento de Prestadores de Serviços Artístico-Culturais (097/2024) está disponível no site da FCC. O link também contém um guia de orientação para a inscrição.
“O Domingo no Centro tem gerado oportunidades para grupos e artistas. Queremos aumentar essa disponibilidade e manter o banco atualizado também para eventos do calendário oficial da cidade, como os festivais da Primavera, de Inverno, da Palavra e o Natal de Curitiba que vêm pela frente”, explica João Luiz Fiani, diretor de Ação Cultural da FCC.
Desde agosto de 2023, quando o edital foi renovado, mais de 80% dos credenciados já foram contratados ao menos uma vez. Entre os beneficiados está o ator e diretor Leo Campos, que participou de diversas montagens da FCC, como assistente de direção no Natal e do espetáculo A História do Samba, apresentado durante o Carnaval nas Regionais da cidade para estudantes da rede municipal de Educação. “Esse edital é fundamental para os artistas locais. É algo que só vejo acontecer em Curitiba. A cultura aqui tem impacto real na economia, no turismo e na vida das pessoas”, afirma Leo Campos.
A atriz e cantora Ticiane dos Santos Vieira Franco, que também integrou o elenco de espetáculos da FCC, destaca a importância do mecanismo. “O credenciamento mostra o compromisso da gestão em dar oportunidades reais para quem está inscrito”.
Como funciona o credenciamento
Os editais da FCC permanecem abertos durante dois anos após a publicação, sendo continuamente renovados. Uma vez aprovados, os cadastros têm validade de dois anos, período em que os profissionais podem ser chamados para participar das programações culturais promovidas pela cidade.
A seleção passa por uma comissão técnica que avalia a documentação e o desempenho dos inscritos com base em critérios como currículo, portfólio, atuação cênica, habilidades multidisciplinares e tempo de experiência profissional. Apenas os candidatos que atingirem a pontuação mínima serão considerados aptos à contratação.
Serviço
Para consultar o edital e se inscrever, acesse AQUIInformações: comissaocredenciamentofcc@curitiba.pr.gov.br
Foto: Luiz Pacheco/FCC
Comments